International Translation Day 2017

Join ProZ.com/TV for a FREE event on September 26-27th celebrating International Translation Day! 50+ hours of content, Chat, Live Q&A & more. Join 1,000's of linguists from around the globe as ProZ.com/TV celebrates International Translation Day.

Click for Full Participation
KudoZ home » Spanish to Portuguese » Accounting

sociedad dominante y sociedades dependientes

Portuguese translation: controladora e controladas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:sociedad dominante y sociedades dependientes
Portuguese translation:controladora e controladas
Entered by: Diana Salama

22:21 Sep 13, 2007
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Accounting / Balanço
Spanish term or phrase: sociedad dominante y sociedades dependientes
Como traduzir?
Diana Salama
controladora e controladas
Explanation:
Empresas controladoras e empresas controladas se preferir...
Selected response from:

Jose Vidigal
United States
Grading comment
Muito obrigada, José e Luz também.
Uso bastante esta expressão nas traduções jurídicas (sou juramentada em italiano e francês), mas não sabia se era o caso para o espanhol também.

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5controladora e controladas
Jose Vidigal
4sociedade dominante e sociedades dominadasxxxLuzCardoso
4sociedade dominante e sociedades dependentes
Heloisa Ferreira


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
sociedade dominante e sociedades dependentes


Explanation:
Acredito que seja isso.

Heloisa Ferreira
Brazil
Native speaker of: Portuguese

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
controladora e controladas


Explanation:
Empresas controladoras e empresas controladas se preferir...


    Reference: http://www.dji.com.br/leis_ordinarias/1976-006404-sa/sa243.h...
    Reference: http://conjur.estadao.com.br/static/text/26738,1
Jose Vidigal
United States
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Muito obrigada, José e Luz também.
Uso bastante esta expressão nas traduções jurídicas (sou juramentada em italiano e francês), mas não sabia se era o caso para o espanhol também.

13 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
sociedade dominante e sociedades dominadas


Explanation:
Os termos "dominante" e "dominado" são muito usados em Relações Internacionais, em política social.
Veja: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/09/262685.shtm...
O poder só pode ser compreendido como uma relação social. ocorre, porém, que tudo que existe na sociedade é uma relação social. O que importa saber é que tipo de relação social específica constitui o poder. O poder é uma relação social de dominação, o que implica na existência de dominantes e dominados. Os dominantes, nesta relação, exercem a dominação sobre os dominados.


http://www.irohin.org.br/imp/template.php?edition=18&id=53
Suas reflexões sobre o racismo, sobre as dominações, sobre o universal, ainda têm muito a nos acrescentar, pois guardam semelhança viva com o mundo de hoje e, sobretudo, com o modelo social dominante dos "dominantes": o domínio "dos dominantes" na alienação, nos antípodas da democracia, comportando a negação mesma da liberdade - que na nossa consciência de mundo torna-se ilusão do real - em que o real não se apresenta senão sob a forma suprema de ilusão. Os dominados – estes deserdados abandonados à própria sorte, deserdados como ele – ainda continuam a existir, aqui e ali, em todo o mundo. É a nova forma de opressão do espírito, a nova forma de confusão do espírito: a confusão neoliberal que se diz em busca do universalismo.




    Reference: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/09/262685.shtm...
    Reference: http://www.irohin.org.br/imp/template.php?edition=18&id=53
xxxLuzCardoso
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Jose Vidigal: Interessante sua contribuição. Só acredito que estamos falando de contabilidade, balanços e não de sociologia ou congêneres. E nesse caso, o termo correto é controladoras e controladas.
21 mins
  -> Ok, só que o contexto não foi fornecido... Só a palavra "sociedade", não "empresa". Anyway, a tradutora deve saber o que é melhor para o contexto.