KudoZ home » Spanish to Portuguese » Cooking / Culinary

Ventresca (urgente)

Portuguese translation: Ventrecha

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:Ventresca
Portuguese translation:Ventrecha
Entered by: rhandler

18:35 Oct 25, 2004
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Cooking / Culinary
Spanish term or phrase: Ventresca (urgente)
Precisava urgentemente que algum colega me ajudasse na tradução deste termo. Trata-se de carne!
Gabriela Frazao
Portugal
ventrecha
Explanation:
Descobri esta no Houaiss:

n substantivo feminino
1 posta de peixe, localizada imediatamente após a cabeça
2 Diacronismo: antigo.
compartimento, divisão interior

O seu cliente pode ser uma indústria de carnes, mas nada impede que coma peixe!

Veja estes exemplos:

Cuiabá - Saiba tudo no Férias Brasil
... Uma delícia... Prove também o filé de piraputanga frito. Ele serve como entrada para o prato principal, que pode ser uma ventrecha. Sabe o que é isso? ...
feriasbrasil.terra.com.br/ scripts/cidade.cfm?Cidade=Cuiab%E1

Água de Pena (Freguesia de)
... antiga área, o sítio da Achada do Barro, que ficou pertencendo ao Santo da Serra, mas foram-lhe anexados os sítios da Torre e da Ventrecha, pertencentes à ...
www.ceha-madeira.net/elucidario/a/agu2.html

Jornal Rosa Choque - Outubro/98 - MTnews
... D'alva. E no dia 14, Gilmar Fonseca, Bolinha com Ventrecha de Pacú, Banda terra e shows baile com o Grupo Legislativo. O evento ...
www.mtnews.com.br/rosachoque/outubro/livre.html
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada a todos.
Optei mesmo por ventrecha, porque vi algures num site em Pt-pt. E como não podemos saber tudo, avisei o cliente que, de facto, apenas negoceia em carnes.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5ventrecha
rhandler
4(carne da) barriga
rhandler
4saia ou ventresca
Monica Nehr
1Fraldinha ou capa de costela
ArthurLuiz


Discussion entries: 1





  

Answers


30 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
saia ou ventresca


Explanation:
7. Saia ou ventresca - É a massa muscular que delimita a cavidade abdominal dos peixes, e que pode apresentar-se em forma de filé.




    Reference: http://www.geocities.com/tulio2001/tecnologias/peixe.htm
Monica Nehr
Works in field
Native speaker of: Native in SpanishSpanish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
(carne da) barriga


Explanation:
Trata-se de peixe, e é a parte da barriga e do peito, ou seja, o pedaço do peixe que contém a cavidade abdominal. Veja este trecho, da primeira referência:

Claro que todavía abundan los atunes y los bonitos, que poseen su máxima expresión gastronómica en la ventresca, la zona de la barriga y el pecho en la que almacenan densas masas de grasa, responsables de proporcionar a su carne sabrosura, jugosidad y gelatinosidad.

Assim o DRAE define a palavra:

ventresca.
(Del cat. ventresca).
1. f. Vientre de los pescados.

Não sei se em Portugal existe uma palavra específica para isso, mas no Brasil não conheço, razão pela qual sugiro "carne da barriga do peixe".



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 16 mins (2004-10-25 19:51:43 GMT)
--------------------------------------------------

VENTRECHA

Descobri esta no Houaiss:

n substantivo feminino
1 posta de peixe, localizada imediatamente após a cabeça
2 Diacronismo: antigo.
compartimento, divisão interior

O seu cliente pode ser uma indústria de carnes, mas nada impede que coma peixe!

Veja estes exemplos:

Cuiabá - Saiba tudo no Férias Brasil
... Uma delícia... Prove também o filé de piraputanga frito. Ele serve como entrada para o prato principal, que pode ser uma ventrecha. Sabe o que é isso? ...
feriasbrasil.terra.com.br/ scripts/cidade.cfm?Cidade=Cuiab%E1

Água de Pena (Freguesia de)
... antiga área, o sítio da Achada do Barro, que ficou pertencendo ao Santo da Serra, mas foram-lhe anexados os sítios da Torre e da Ventrecha, pertencentes à ...
www.ceha-madeira.net/elucidario/a/agu2.html

Jornal Rosa Choque - Outubro/98 - MTnews
... D\'alva. E no dia 14, Gilmar Fonseca, Bolinha com Ventrecha de Pacú, Banda terra e shows baile com o Grupo Legislativo. O evento ...
www.mtnews.com.br/rosachoque/outubro/livre.html



    Reference: http://canales.elcorreodigital.com/gastronomia/articulos/art...
    www.consumer.es/web/es/nutricion/ en_la_cocina/recetario/2004/03/04/96636.php
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
ventrecha


Explanation:
Descobri esta no Houaiss:

n substantivo feminino
1 posta de peixe, localizada imediatamente após a cabeça
2 Diacronismo: antigo.
compartimento, divisão interior

O seu cliente pode ser uma indústria de carnes, mas nada impede que coma peixe!

Veja estes exemplos:

Cuiabá - Saiba tudo no Férias Brasil
... Uma delícia... Prove também o filé de piraputanga frito. Ele serve como entrada para o prato principal, que pode ser uma ventrecha. Sabe o que é isso? ...
feriasbrasil.terra.com.br/ scripts/cidade.cfm?Cidade=Cuiab%E1

Água de Pena (Freguesia de)
... antiga área, o sítio da Achada do Barro, que ficou pertencendo ao Santo da Serra, mas foram-lhe anexados os sítios da Torre e da Ventrecha, pertencentes à ...
www.ceha-madeira.net/elucidario/a/agu2.html

Jornal Rosa Choque - Outubro/98 - MTnews
... D'alva. E no dia 14, Gilmar Fonseca, Bolinha com Ventrecha de Pacú, Banda terra e shows baile com o Grupo Legislativo. O evento ...
www.mtnews.com.br/rosachoque/outubro/livre.html


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigada a todos.
Optei mesmo por ventrecha, porque vi algures num site em Pt-pt. E como não podemos saber tudo, avisei o cliente que, de facto, apenas negoceia em carnes.

2 hrs   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
Fraldinha ou capa de costela


Explanation:
Por semelhança ao peixe, seria a carne que reveste as costelas da rez, por fora.

ArthurLuiz
Brazil