International Translation Day 2017

Join ProZ.com/TV for a FREE event on September 26-27th celebrating International Translation Day! 50+ hours of content, Chat, Live Q&A & more. Join 1,000's of linguists from around the globe as ProZ.com/TV celebrates International Translation Day.

Click for Full Participation
KudoZ home » Spanish to Portuguese » Education / Pedagogy

interculturalidad / gremial / empoderamiento

Portuguese translation: interculturalidade / associativismo/ empoderamento


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:interculturalidad / gremial / empoderamiento
Portuguese translation:interculturalidade / associativismo/ empoderamento
Entered by: Mariana Moreira

12:24 Mar 12, 2008
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Education / Pedagogy / ONG
Spanish term or phrase: interculturalidad / gremial / empoderamiento
"La ausencia de políticas de interculturalidad..."
"Existe una gran fragmentación gremial..."
"En formación y empoderamiento de las..."


Son tres términos para la misma traducción.
Muchas gracias a todos!
Lucía Rodriguez Ilaria
Brazil
interculturalidade / associativismo/ empoderamento
Explanation:
O neologismo empoderamento está consignado no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa e registado na Mordebe – Base de Dados Morfológica do Português. Como já se referiu no Ciberdúvidas (ver textos relacionados), trata-se de um anglicismo que significa «obtenção, alargamento ou reforço do poder». Assinale-se que o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa não descreve a formação desta palavra de modo adequado, porque a apresenta como palavra derivada no português, quando na realidade é a adaptação de um termo inglês constituído por elementos de origem latina.
Selected response from:

Mariana Moreira
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1interculturalidade / associativismo/ empoderamento
Mariana Moreira
4associativaMarcio Weichert


Discussion entries: 1





  

Answers


31 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
interculturalidade / associativismo/ empoderamento


Explanation:
O neologismo empoderamento está consignado no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa e registado na Mordebe – Base de Dados Morfológica do Português. Como já se referiu no Ciberdúvidas (ver textos relacionados), trata-se de um anglicismo que significa «obtenção, alargamento ou reforço do poder». Assinale-se que o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa não descreve a formação desta palavra de modo adequado, porque a apresenta como palavra derivada no português, quando na realidade é a adaptação de um termo inglês constituído por elementos de origem latina.


Mariana Moreira
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 22

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Veronica Colasanto
1 day8 mins
  -> Veronica, obrigada

13 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
associativa


Explanation:
Interculturalidade já proposto pela Mariana está claro. Gremial é porém adjetivo e portanto seria "fragmentação associativa". Quanto ao terceiro termo, não faço idéia.

Marcio Weichert
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese