KudoZ home » Spanish to Portuguese » Finance (general)

fedatario público

Portuguese translation: notário ou tabelião


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:fedatario público
Portuguese translation:notário ou tabelião
Entered by: Luiz Almeida

19:41 Jul 3, 2007
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Finance (general)
Spanish term or phrase: fedatario público
Protocolo: Conjunto de documentos que un notario o **fedatario público autoriza y custodia con ciertas formalidades.
Gabriela Matias
Portugal
notário ou tabelião
Explanation:
Veja:

"Notário, ou tabelião, e o oficial de registro, ou registrador, são profissionais de direito, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da ...
www.certidao.com.br/cartorios/fe_publica.php
Selected response from:

Luiz Almeida
Grading comment
Tabelião. Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1delegatário da fé pública
Yolanda Sánchez
5notário ou tabeliãoLuiz Almeida
4fedatário públicorhandler


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
delegatário da fé pública


Explanation:
É outro funcionário público, para além do notário, que está autorizado para certificar actos ou documentos.


    www.portugal.gov.pt/.../Ministerios/MJ/Comunicacao/Outros_Documentos/20021105_MJ_Doc_Regime_Notariado.htm - 36k
Yolanda Sánchez
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in SpanishSpanish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 15

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: Sua resposta é a melhor. Como usar a resposta escolhida na frase dada? // Não, refiro-me à escolhida "notário ou tabelião", pois a frase é "conjunto de documentos que un notario o notario ..." ???
16 hrs
  -> Olá, pois eu usava assim, como está.

32 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
notário ou tabelião


Explanation:
Veja:

"Notário, ou tabelião, e o oficial de registro, ou registrador, são profissionais de direito, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da ...
www.certidao.com.br/cartorios/fe_publica.php


Luiz Almeida
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Tabelião. Obrigada!

36 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fedatário público


Explanation:
Igualzinho, veja este exemplo em português do Brasil:

[DOC] O Documento Eletrônico, a Firma Eletrônica e a participação do notário
File Format: Microsoft Word - View as HTML
Cumprindo assim o preceito do artigo 93 do Código de Comércio, em que se faculta ao fedatário público para resguardar o ato jurídico em sua forma original, ...
www.cbeji.com.br/br/downloads/secao/artmariopaiva26112001.d...


E este em galego:

Corpus Técnico do Galego (CTG) - Resultados da consulta
Para os efectos do disposto no punto anterior, a persoa ou entidade emisora, a institución financeira que actúe por conta desta, o fedatario público ou a ...
http://sli.uvigo.es/CTG/ctg.php?pescuda_no_ctg=\bdepositante...


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 48