KudoZ home » Spanish to Portuguese » General / Conversation / Greetings / Letters

RANCIO

Portuguese translation: Antigo/Velho


04:14 Nov 26, 2008
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
General / Conversation / Greetings / Letters
Spanish term or phrase: RANCIO
Alguém poderia, por gentileza, me ajudar a encontrar um significado para RANCIO, em português, com base no seguinte contexto:
"Cuando encuentre un semaforo con la luz en verde , que no sabe cuando se puso ni cuando cambiará aplique estos pasos: Determine si su velocidad es segura ( 50 Kms/hora ), Revice sus espejos retrovisores. Revice a la distancia la interseccion. Establezca un punto de decisión para detenerse o cruzar.Si al llegar al cruce el semaforo no ha cambiado revice nuevamente su interseccion y cruce con precaución."
Obrigado.
Pedro A. Gaubeur
Portuguese translation:Antigo/Velho
Explanation:
Olá, não pode dar outro contexto onde realmente apareça a palavra?

Talvez seja Antigo/ Velho ou que não se vê bem. No entanto, pelo contexto que dá é difícil chegar lá.

--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs (2008-11-26 16:21:11 GMT)
--------------------------------------------------

Nesse caso, ou espera por mais sugestões dos colegas ou, se for urgente opta pelas nossas sugestões - a Maria-Betania tem a msma opinião. Eu creio que no seu contexto poderia aplicar-se qualquer um dos vocábulos. Bom trabalho.
Selected response from:

Maria Soares
Spain
Grading comment
Obrigado sua assistência.
Pedro A. Gaubeur
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4en desuso, desactualizado
Alejandra Vuotto
3Antigo/Velho
Maria Soares
3antiquado, obsoleto
Maria-Betania Ferreira


Discussion entries: 1





  

Answers


11 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
antiquado, obsoleto


Explanation:
Como a palavra não aparece no texto em espanhol, limito-me a dar mais duas opções. "Rancio" também corresponde ao sentido figurado de "ranço", em português, que o dicionário Aurélio define como "que caiu em desuso; antiquado, obsoleto; desenxabido, insípido; Demorado, enfadonho, prolixo. [Sin. ger.: rançado, râncido, râncio, ranço.]".

Maria-Betania Ferreira
France
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

7 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Antigo/Velho


Explanation:
Olá, não pode dar outro contexto onde realmente apareça a palavra?

Talvez seja Antigo/ Velho ou que não se vê bem. No entanto, pelo contexto que dá é difícil chegar lá.

--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs (2008-11-26 16:21:11 GMT)
--------------------------------------------------

Nesse caso, ou espera por mais sugestões dos colegas ou, se for urgente opta pelas nossas sugestões - a Maria-Betania tem a msma opinião. Eu creio que no seu contexto poderia aplicar-se qualquer um dos vocábulos. Bom trabalho.

Maria Soares
Spain
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigado sua assistência.
Pedro A. Gaubeur
Notes to answerer
Asker: Prezada Maria Soares, Em primeiro lugar, eu gostaria de expressar meus agradecimentos pela eficiência e também pela preocupação que você demonstrou em ajudar-me a encontrar um termo adequado. Infelizmente, o único contexto que tenho é o que enviei, além de o assunto estar relacionado à Direção Defensiva. Confessor a você que não consigo sair do mesmo lugar: os únicos significados que me vêm à mente são os dois vocábulos que você sugeriu. Saudações, Pedro A. Gaubeur

Asker: Olá, Maria Soares. Agradeço mais uma vez seu empenho. A bem da verdade, enviei há poucos instantes um e-mail para meu cliene no México e solicitei a ele que elaborasse mais a parte do texto, que também passei a você, dando-me uma explicação mais precisa a respeito do termo utilizado - RANCIO. Caso você me permita, eu gostaria de mantê-la informada do resultado final. Saudações, Pedro A. Gaubeur

Asker: Prezada Maria, boa noite. Peço desculpas por não ter retornado a você com uma definição mais precisa por parte de meu cliente, pois esse informou que reformularia o texto e, por conseguinte, o termo RANCIO seria retirado. De qualquer forma, agradeço por sua ajuda e dedicação. Pedro A. Gaubeur


12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
en desuso, desactualizado


Explanation:
Te envio la definición de la RAE

rancio, cia.

(Del lat. rancĭdus).

1. adj. Se dice del vino y de los comestibles grasientos que con el tiempo adquieren sabor y olor más fuertes, mejorándose o echándose a perder.

2. adj. Se dice de las cosas antiguas y de las personas apegadas a ellas. Rancia estirpe. Filósofo rancio.

3. m. Cualidad de rancio.

4. m. Tocino rancio.

5. m. Suciedad grasienta de los paños mientras se trabajan o cuando no se han trabajado bien.

Yo me inclinaría por la segunda acepción, pero para tener certeza deberías enviar más contexto.
Saludos y buen trabajo

--------------------------------------------------
Note added at 12 horas (2008-11-26 16:51:06 GMT)
--------------------------------------------------

Perdón, leí mal el par de idiomas.
Sería: desusado, desatualizado.
Saludos

Alejandra Vuotto
Argentina
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 8
Notes to answerer
Asker: Muito obrigado pela gentileza. Enviei uma mensagem para meu cliente no México e quando eu receber a resposta, colocarei à disposição de todos. Um abraço e boa sorte a você. Pedro A. Gaubeur