KudoZ home » Spanish to Portuguese » General / Conversation / Greetings / Letters

chicle

Portuguese translation: Pastilha elástica


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:chicle
Portuguese translation:Pastilha elástica
Entered by: Dolores Vázquez

12:22 Nov 28, 2008
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
General / Conversation / Greetings / Letters
Spanish term or phrase: chicle
Hola, esta palabra aparece en la descripción de un juego para niños. Se que en Brasil se usa el término "chiclete" pero quisiera saber qué se utiliza en Portugal. ¿Puede ser "pastilha elástica"?

"Tienes como misión principal, visitar distintos planetas para poder encontrar los **chicles** que se han perdido."

¡Muchas gracias de antemano!
María Chaumet
Argentina
pastilha elástica
Explanation:
Chiclete, também conhecido como goma de mascar ou chiclé (Brasil), pastilha elástica (Portugal) ou chuinga (Moçambique e Angola) é um tipo de confeito que é produzido para ser mastigado e não engolido.
Selected response from:

Dolores Vázquez
Grading comment
¡Gracias a todos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7pastilha elásticaDolores Vázquez
5 +2pastilha elástica; goma de mascar
Ekaterina Khovanovitch
5chiclete
Alejandra Vuotto
5goma de mascarPatPat


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
goma de mascar


Explanation:
chiclete

PatPat
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
pastilha elástica


Explanation:
Chiclete, também conhecido como goma de mascar ou chiclé (Brasil), pastilha elástica (Portugal) ou chuinga (Moçambique e Angola) é um tipo de confeito que é produzido para ser mastigado e não engolido.


    Reference: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chiclete
Dolores Vázquez
Native speaker of: Native in GalicianGalician, Native in SpanishSpanish
Grading comment
¡Gracias a todos!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Alejandra Vuotto
3 mins
  -> Obrigada.

agree  Liliana de Almeida: É pastilha elástica. Goma é um conceito diferent em Portugal. Está certíssima.
15 mins
  -> Obrigada.

agree  Maria-Betania Ferreira
28 mins
  -> Obrigada.

agree  Yolanda Sánchez
1 hr
  -> Obrigada.

agree  Jorge Freire
1 hr
  -> Obrigada.

agree  Cristina Santos
4 hrs
  -> Obrigada.

agree  Filipa Fonseca
9 hrs
  -> Obrigada.

2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
pastilha elástica; goma de mascar


Explanation:
...

--------------------------------------------------
Note added at 5 мин (2008-11-28 12:27:26 GMT)
--------------------------------------------------

Em Portugal, pastilha elástica.

--------------------------------------------------
Note added at 8 мин (2008-11-28 12:30:51 GMT)
--------------------------------------------------

Chiclete (Brasil e Portugal-Porto), goma de mascar ou chiclé (Brasil), pastilha elástica (Portugal) ou chuinga (Moçambique e Angola) é um tipo de guloseima para ser mastigada, mas não engolida. Tradicionalmente é produzido a partir do látex de uma árvore denominada chicle, um produto natural. Gosto muito de chiclete, ou como prefiram chamar, e costumo mascar/mastigá-lo para me manter acordada no trabalho durante à tarde, depois do almoço, por exemplo. O que é importante frisar é que faço isso com a boca fechada. Nada mais perturbador do que está dentro de um ônibus, lotado, no trânsito, e o ser humano ao nosso lado está, com movimentos nervosos e barulhentos, a mastigar um chiclete… a fazer dezenas de bolas internas e estoura-las todas de uma só vez dentro da boca… Meu Santo Cristo, dê-me paciência…! A pessoa fica tão entretida com isso, o que ouve (com ódio) e o que masca (distraído na sua falta de educação), que o percurso fica mais curto, eheheheh. Se pudesse mudar o mundo… acabaria com todo individualismo e falta de educação existente na face da Terra, mas… por ora, vou rezando para que, antes de ter um ataque cardíaco de nervosismo de ouvir esse barulhinho insistente de boca, meu ônibus chegue rapidamente ao destino.
http://galeota.wordpress.com/2008/06/21/bola-apos-bola/

Ekaterina Khovanovitch
Russian Federation
Works in field
Native speaker of: Native in RussianRussian

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Oitaven: A resposta é pastilha elástica.
1 min
  -> Sim, obrigada.

agree  Alejandra Vuotto
7 mins

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
chiclete


Explanation:
Se dice así, tenés como ejemplo el famoso grupo "Chiclete com Banana".
Saludos

--------------------------------------------------
Note added at 9 minutos (2008-11-28 12:31:14 GMT)
--------------------------------------------------

Perdón, no leí bien. Si es en Portugal, es pastilha elástica como dicen los colegas.

Alejandra Vuotto
Argentina
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 8