KudoZ home » Spanish to Portuguese » Law: Contract(s)

Decanato

Portuguese translation: Secretaria Judicial

23:01 Oct 26, 2005
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law: Contract(s)
Spanish term or phrase: Decanato
"...se ha presentado en el Decanato por el Procurador..."
Paulo Rocha
Portugal
Portuguese translation:Secretaria Judicial
Explanation:
É a parte das secretarias e outras actividades, esta palavra envolve todos os serviços: registo de documentos, distribuição de processos...
Penso que Secretaria Judicial é a expressão que mais se aproxima.
Selected response from:

SCosta
Grading comment
obrigado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3Reitoria
rhandler
4Secretaria Judicial
SCosta


Discussion entries: 1





  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
Reitoria


Explanation:
Reitor, em português, é o equivalente ao Decano, de uma universidade em países de língua espanhola.

--------------------------------------------------
Note added at 17 mins (2005-10-26 23:19:26 GMT)
--------------------------------------------------

Alguns exemplos em espanhol:

premios
D. JOAN MONTLLOR i SERRATS Decano de la Universidad Autónoma de Barcelona.
Facultad de CC EE y EE. D. DIEGO PRIOR JIMÉNEZ Catedrático de la Universidad ...
www.cef.es/premios.asp

Documento sin título
Y eso fue, seguramente, lo que llevó al decano de la Universidad Central a invitarme como profesor. Al término de los seis meses de docencia, me nombraron ...
www.ucentral.edu.co/edgarnieto .htm

ECUADOR. Temor por la seguridad / amenazas de muerte - Amnistía ...
ECUADOR Doctor Santiago Guarderas, decano de la Universidad Católica de Quito
Personal de la Universidad Católica El doctor Santiago Guarderas, decano de la ...
web.amnesty.org/library/Index/ESLAMR280092005?open&of=ESL-ECU


--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2005-10-26 23:20:54 GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos em português:

Sobre a UnB - Reitor
Atual Reitor da Universidade de Brasília com mandato até 14 de novembro de 2005.
3. Reitor da Universidade de Brasília de nov/ 67 a nov/ 2001. ...
www.unb.br/reitor/reitor-curriculum.htm

[PDF] DELIBERAÇÃO CAD-A- , de O Reitor da Universidade Estadual de ...
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
O Reitor da Universidade Estadual de Campinas, consoante o decidido. pela Câmara de Administração, em sua Sessão Ordinária, de de ...
www.cgu.rei.unicamp.br/pcvs/MINUTA_ DE_DELIBERACAO_PARA_A_CARREIRA_VERSAO_FINAL.pdf


--------------------------------------------------
Note added at 1 day 2 hrs 35 mins (2005-10-28 01:37:07 GMT)
--------------------------------------------------

Veja como o DRAE define o termo:

decanato.

1. m. Dignidad de decano.
2. m. deanato.
3. m. Conjunto de dependencias destinadas oficialmente al decano para el desempeño de sus funciones.
4. m. Período de tiempo en el que ejerce la dignidad el decano.

Decano também é usado, em português, para designar o membro mais antigo de um corpo colegiado. No entanto, no contexto apresentado, não consigo ver como Decanato corresponderia a uma repartição ou gabinete de um Tribunal. O Juiz mais antigo de um Tribunal é seu decano, mas não faz muito sentido tal interpretação no contexto apresentado.

rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 166

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Monica Nehr
2 hrs
  -> Gracias, Monica

agree  Henrique Magalhaes
10 hrs
  -> Obrigado, Henrique

agree  Branca Amado
15 hrs
  -> Gracias, Branca

1 day 17 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Secretaria Judicial


Explanation:
É a parte das secretarias e outras actividades, esta palavra envolve todos os serviços: registo de documentos, distribuição de processos...
Penso que Secretaria Judicial é a expressão que mais se aproxima.


    Reference: http://www.gva.es/c_justicia/decanato/dir-cj/cj-dir-dec-c.ht...
SCosta
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
obrigado