KudoZ home » Spanish to Portuguese » Law (general)

estatalidad

Portuguese translation: estatalidade


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:estatalidad
Portuguese translation:estatalidade

21:36 Aug 27, 2008
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law (general) / Política
Spanish term or phrase: estatalidad
Aquí va el contexto

"Y es precisamente ese camino hacia la estatalidad lo que permite comprender... las historias de vida particulares, al entender las fuerzas sociales que obran en los contextos."

Saludos y gracias de antemano

A.
Alejandra Vuotto
Argentina
estatalidade
Explanation:
Estatalidad (cateogoría o calidad de estado o estatal) no es el mismo concepto que estatismo.

pt.micronations.wikia.com/wiki/Estatalidade
estatalidade no contexto do micronacionalismo é a aquisição do status estatal, caracterizado pela eficácia do poder sobre território físico. O neologismo é uma tradução livre do termo em inglês statehood.

Uma micronação adquire a estatalidade quando é capaz de manter o monopólio do uso da força sobre uma faixa de território.

http://www.tex.pro.br/wwwroot/02de2004/jurisdicaonoscomentar...
a estatalidade do sujeito e sua imparcialidade como as notas capazes de determinar a presença da jurisdição. De efeito, o sujeito há de ser estatal, porque do Estado é que nasce o poder, o império que permeia a atividade judicial; e este poder, como determina o próprio povo através da Constituição, só pode ser exercido por quem ostente independência e imparcialidade.

http://www.revistavolta.com/detalhes.php?codigo_interno=11&c...
essa “estatalidade” e “interestatalidade”, como aquele termo latino indica, é uma dinâmica peculiar à história européia. Uma vez que os Estados mais importantes cresceram o suficiente e perceberam os limites que os demais impunham a seu atavismo territorial dentro da Europa, eles lancaram-se à “tomada do resto da Terra”, isto é, a aventura ultramarina e o imperialismo colonial.

www.fclar.unesp.br/seer/index.php?journal=estudos&page=arti...
Por isso, a relevância da política inter-nacional, da direção de um Estado hegemônico capaz de re-articular uma série de Estados regionais e constituir este novo espaço de estatalidade supranacional regional adequado a escala de acumulação das corporações transnacionais.
Selected response from:

Ileana Luque
Argentina
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3estatismorhandler
4 +1estatalidade
Ileana Luque
3soberaniaFrancisco César Manhães Monteiro


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
estatismo


Explanation:
A doutrina que pretende a ampliação da intervenção do Estado na economia, inclusive atuando nos mercados. Veja estes exemplos:

Estatismo - Wikipédia, a enciclopédia livre
Estatismo é a doutrina e prática de intervenção do Estado no campo econômico. Tendência para exaltar o predomínio do Estado em todos os assuntos. ...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estatismo


[PDF] IV. Estatismo: doença senil do esquerdismo 1. Introdução: sobre o ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
O tema do estatismo, o lugar do Estado na contemporaneidade, surge ..... façam finalmente livres do que foi aqui chamado de “estatismo, doença ...
www.unb.br/fac/publicacoes/murilo/Cap04.pdf

rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 119

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sara Daitch
25 mins
  -> Gracias, Sara!

agree  Ligia Dias Costa
5 hrs
  -> Obrigado, Ligia!

agree  Cristiane de Campos
1 day18 hrs
  -> Obrigado, calvesvampos, tenha um bom fim de semana!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
estatalidade


Explanation:
Estatalidad (cateogoría o calidad de estado o estatal) no es el mismo concepto que estatismo.

pt.micronations.wikia.com/wiki/Estatalidade
estatalidade no contexto do micronacionalismo é a aquisição do status estatal, caracterizado pela eficácia do poder sobre território físico. O neologismo é uma tradução livre do termo em inglês statehood.

Uma micronação adquire a estatalidade quando é capaz de manter o monopólio do uso da força sobre uma faixa de território.

http://www.tex.pro.br/wwwroot/02de2004/jurisdicaonoscomentar...
a estatalidade do sujeito e sua imparcialidade como as notas capazes de determinar a presença da jurisdição. De efeito, o sujeito há de ser estatal, porque do Estado é que nasce o poder, o império que permeia a atividade judicial; e este poder, como determina o próprio povo através da Constituição, só pode ser exercido por quem ostente independência e imparcialidade.

http://www.revistavolta.com/detalhes.php?codigo_interno=11&c...
essa “estatalidade” e “interestatalidade”, como aquele termo latino indica, é uma dinâmica peculiar à história européia. Uma vez que os Estados mais importantes cresceram o suficiente e perceberam os limites que os demais impunham a seu atavismo territorial dentro da Europa, eles lancaram-se à “tomada do resto da Terra”, isto é, a aventura ultramarina e o imperialismo colonial.

www.fclar.unesp.br/seer/index.php?journal=estudos&page=arti...
Por isso, a relevância da política inter-nacional, da direção de um Estado hegemônico capaz de re-articular uma série de Estados regionais e constituir este novo espaço de estatalidade supranacional regional adequado a escala de acumulação das corporações transnacionais.


Ileana Luque
Argentina
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: Muchas gracias, Ileana. Un saludo y hasta la próxima! Alejandra


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rosana Malerba
18 hrs

1 day16 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
soberania


Explanation:
Si el neologismo estatalidad es un calco de statehood, el término consagrado en Brasil es soberania.
Según el diccionario "Aurélio Eletrônico":

4. Propriedade que tem um Estado de ser uma ordem suprema que não deve a sua validade a nenhuma outra ordem superior.
5. O complexo dos poderes que formam uma nação politicamente organizada.

--------------------------------------------------
Note added at 1 dia16 horas (2008-08-29 14:04:07 GMT)
--------------------------------------------------

Ivo Korytowski's English-Portuguese Translator's Dictionary
statehood
soberania (como um estado)

Dicionário Michaelis
Soberania política, Sociol: possibilidade que tem o Estado de usar do poder, limitado somente pelas condições da política interna e obrigações contratuais para com outras nações.


Example sentence(s):
  • Aplaudidos como uma vitória do regime fascista, estes tratados envolveram o reconhecimento da soberania da cidade-estado do Vaticano
  • A soberania da república é representada pelos ministros da república, nomeados pelo presidente da república
Francisco César Manhães Monteiro
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4