KudoZ home » Spanish to Portuguese » Law (general)

cuota vidual

Portuguese translation: quota do cônjuge sobrevivo/usufrutuário legítimo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:cuota vidual
Portuguese translation:quota do cônjuge sobrevivo/usufrutuário legítimo
Entered by: Gil Costa

17:18 Dec 8, 2016
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law (general) / Testamento
Spanish term or phrase: cuota vidual
[...] lega a su citada esposa el tercio íntegro de libre disposición en pleno domínio, sin perjuicio de su cuota vidual.
Gil Costa
Portugal
quota do cônjuge sobrevivo/usufrutuário legítimo
Explanation:
Se denomina asimismo cuota usufructuaria del viudo o cuota legitimaria en usufructo. Es la parte que corresponde al cónyuge viudo en la herencia del premuerto cuando concurre con descendientes o ascendientes; porque, en otros supuestos, sus derechos hereditarios son más amplios, (v. SUCESIÓN DEL CÓNYUGE.)
http://universojus.com/definicion/cuota-vidual-o-viudal

O valor dessas meação + quota do cônjuge sobrevivo é previamente determinado, independentemente da determinação do valor do direito de habitação do imóvel. Só depois de saber aquele valor se vai deduzir este último naquele, a fim de se saber se há, ou não, tornas a dar - ou receber pelo cônjuge sobrevivo.
http://www.dgsi.pt/jtrp.nsf/c3fb530030ea1c61802568d9005cd5bb...
Selected response from:

expressisverbis
Portugal
Grading comment
Obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4usufruto sobre a quota disponível em favor da viúva
Yolanda Sánchez
3quota do cônjuge sobrevivo/usufrutuário legítimo
expressisverbis


  

Answers


3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
quota do cônjuge sobrevivo/usufrutuário legítimo


Explanation:
Se denomina asimismo cuota usufructuaria del viudo o cuota legitimaria en usufructo. Es la parte que corresponde al cónyuge viudo en la herencia del premuerto cuando concurre con descendientes o ascendientes; porque, en otros supuestos, sus derechos hereditarios son más amplios, (v. SUCESIÓN DEL CÓNYUGE.)
http://universojus.com/definicion/cuota-vidual-o-viudal

O valor dessas meação + quota do cônjuge sobrevivo é previamente determinado, independentemente da determinação do valor do direito de habitação do imóvel. Só depois de saber aquele valor se vai deduzir este último naquele, a fim de se saber se há, ou não, tornas a dar - ou receber pelo cônjuge sobrevivo.
http://www.dgsi.pt/jtrp.nsf/c3fb530030ea1c61802568d9005cd5bb...

expressisverbis
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 56
Grading comment
Obrigado!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
usufruto sobre a quota disponível em favor da viúva


Explanation:

Viúva que foi instituída como usufrutuária de parte disponível da herança

--------------------------------------------------
Note added at 3 horas (2016-12-08 21:17:30 GMT)
--------------------------------------------------

A quota disponível é a parte que sobra da legítima e depende da existência de 1 ou mais herdeiros.

"El USUFRUCTO VIUDAL puede ser variable; segùn el viudo concurra con descedientes o ascendientes:
Cónyuge con hijos o descendientes:
Tendrá derecho al usufructo del 1/3 destinado a mejora.

Cónyuge con ascendientes (no existiendo descendientes):
Tendrá derecho al usufructo de 1/2 de la herencia.

Cónyuge, si no existen descendientes ni ascendientes:
Tendrá derecho al usufructo de los 2/3 de la herencia.

Yolanda Sánchez
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in SpanishSpanish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 78