KudoZ home » Spanish to Portuguese » Law (general)

medio festivo

Portuguese translation: feriado/folga de meio período/dia

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:medio festivo
Portuguese translation:feriado/folga de meio período/dia
Entered by: María Leonor Acevedo-Miranda

01:26 Dec 29, 2016
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Law (general)
Spanish term or phrase: medio festivo
Al medio festivo se tendra derecho siempre que se este autorizado y la salida (inicio de la marcha del vehiculo) se realice a las 20,00 horas.
María Leonor Acevedo-Miranda
United States
feriado/folga de meio período
Explanation:
"medio festivo" é quando não se trabalha meio período, em geral depois do meio-dia. esse horário pode variar, é claro. no link abaixo, pode-se ver como o "medio festivo" se dá a partir no dia 31, mas não nos dias festivos como dia 1.
Selected response from:

Maikon Delgado
Brazil
Grading comment
Isto mesmo
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5feriado/folga de meio período
Maikon Delgado
3 +1tolerância de ponto
Teresa Borges
4meio turno de folga
Anne Savaris
3compensação do feriado
jorges


Discussion entries: 9





  

Answers


5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
feriado/folga de meio período


Explanation:
"medio festivo" é quando não se trabalha meio período, em geral depois do meio-dia. esse horário pode variar, é claro. no link abaixo, pode-se ver como o "medio festivo" se dá a partir no dia 31, mas não nos dias festivos como dia 1.


    Reference: http://www.impulsonegocios.com/contenidos/2016/12/21/Editori...
Maikon Delgado
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Isto mesmo

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
meio turno de folga


Explanation:
Sugestão

--------------------------------------------------
Note added at 7 hrs (2016-12-29 08:47:57 GMT)
--------------------------------------------------

Ou meio dia de folga
(Terá-se direito ao meio dia de folga sempre que/desde que...)

O meio dia de folga seria na parte da manhã ou da tarde, mas vejo que o trabalhados sai às 20h nesse caso, por isso meio turno talvez se encaixe melhor.

Diria folga e não feriado, pois não se trata de feriado mas do dia anterior a este, certo?

Bom trabalho!

Anne Savaris
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in ItalianItalian, Native in PortuguesePortuguese

9 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
tolerância de ponto


Explanation:
Depois de ter pesquisado porque não conhecia o termo, parece-me ser isto em PT(pt): dias em que há tolerância de ponto

Os motoristas dos 'Horários do Funchal' ameaçam paralisar na sexta-feira antes do Rali Vinho Madeira caso a empresa insista em não conceder uma compensação pelo trabalho que é realizado nos dias em que há tolerância de ponto.
http://www.dnoticias.pt/impressa/hemeroteca/diario-de-notici...

Governo dá tolerância de ponto no dia 26 de Dezembro
Apenas o Natal terá direito a tolerância de ponto na Função Pública, anunciou este sábado o primeiro-ministro. António Costa espera que funcionários estejam em condições para trabalhar depois do Réveillon.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/funcao-publica/detal...

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 144

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: Também me parece que seja isso.
35 mins
  -> Obrigada, Sandra!

2 days 21 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
compensação do feriado


Explanation:
compensação devida por trabalho suplementar prestado em dia feriado

jorges
PRO pts in category: 8