KudoZ home » Spanish to Portuguese » Law/Patents

transigir y comprometer en arbitros

Portuguese translation: transigir e assumir compromisso arbitral


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:transigir y comprometer en arbitros
Portuguese translation:transigir e assumir compromisso arbitral
Entered by: Lilian0309

12:09 Dec 5, 2003
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents
Spanish term or phrase: transigir y comprometer en arbitros
procuração

anuir e prestar juramento em juízo ?
Lilian0309
Brazil
transigir e assumir compromisso arbitral
Explanation:
Transigir é transigir mesmo, (sinônimo de compor, ceder, negociar) em português. Veja as definiçõers do DRAE:

transigir.
(Del lat. transigĕre).
1. intr. Consentir en parte con lo que no se cree justo, razonable o verdadero, a fin de acabar con una diferencia.
2. tr. Ajustar algún punto dudoso o litigioso, conviniendo las partes voluntariamente en algún medio que componga y parta la diferencia de la disputa.

"Comprometer en árbitro" significa assumir compromisso arbitral, ou seja, aceitar que a questão seja decidida por um terceiro (árbitro). Veja a definição do DRAE para "comprometer":

comprometer.
(Del lat. compromittĕre).
1. tr. Poner de común acuerdo en manos de un tercero la determinación de la diferencia, pleito, etc., sobre que se contiende. U. t. c. prnl.

Veja estes exemplos em português:

Distinção entre Cláusula Compromissória e Compromisso ...
Distinção entre Cláusula Compromissória e Compromisso Arbitral no Brasil Luiz
Fernando do Vale de Almeida Guilherme Advogado e Mestrando pela PUC-SP. ...
www.servilex.com.pe/arbitraje/colaboraciones/ compromisoria.html

CÓDIGO CIVIL Art. 324º Compromisso arbitral
anterior index seguinte CÓDIGO CIVIL. ARTIGO 324º. (estado : 01/06/97).
Art. 324º Compromisso arbitral. 1. O compromisso arbitral ...
cr3.cea.ucp.pt/leiciv/civil/cv0324.htm
Selected response from:

rhandler
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1transigir e assumir compromisso arbitralrhandler
5transigir e sujeitar-se a arbitragem
Michael Powers (PhD)
5transitar e comprometer em julgado
lenapires
4transigir e envolver, a título de árbitros/arbitragens,
Leonardo MILANI


Discussion entries: 1





  

Answers


48 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
transitar e comprometer em julgado


Explanation:
sem mais contexto seria esta a minha opção.


lenapires
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 74

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
transigir e sujeitar-se a arbitragem


Explanation:
Quiere decir llegar a un acuerdo de arbitraje

West - Diccionario jurídico

Noronha - Dicionário jurídico

Mike :)

Michael Powers (PhD)
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 216

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
transigir e assumir compromisso arbitral


Explanation:
Transigir é transigir mesmo, (sinônimo de compor, ceder, negociar) em português. Veja as definiçõers do DRAE:

transigir.
(Del lat. transigĕre).
1. intr. Consentir en parte con lo que no se cree justo, razonable o verdadero, a fin de acabar con una diferencia.
2. tr. Ajustar algún punto dudoso o litigioso, conviniendo las partes voluntariamente en algún medio que componga y parta la diferencia de la disputa.

"Comprometer en árbitro" significa assumir compromisso arbitral, ou seja, aceitar que a questão seja decidida por um terceiro (árbitro). Veja a definição do DRAE para "comprometer":

comprometer.
(Del lat. compromittĕre).
1. tr. Poner de común acuerdo en manos de un tercero la determinación de la diferencia, pleito, etc., sobre que se contiende. U. t. c. prnl.

Veja estes exemplos em português:

Distinção entre Cláusula Compromissória e Compromisso ...
Distinção entre Cláusula Compromissória e Compromisso Arbitral no Brasil Luiz
Fernando do Vale de Almeida Guilherme Advogado e Mestrando pela PUC-SP. ...
www.servilex.com.pe/arbitraje/colaboraciones/ compromisoria.html

CÓDIGO CIVIL Art. 324º Compromisso arbitral
anterior index seguinte CÓDIGO CIVIL. ARTIGO 324º. (estado : 01/06/97).
Art. 324º Compromisso arbitral. 1. O compromisso arbitral ...
cr3.cea.ucp.pt/leiciv/civil/cv0324.htm


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1906

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Leonardo MILANI: parece que pensamos o mesmo, amigo ...
26 mins
  -> Obrigado, Leonardo

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
transigir e envolver, a título de árbitros/arbitragens,


Explanation:
Parece que quanto a 'transigir' todo mundo está de acordo, mas a interpretação da outra metade realmente demandaria mais contexto ...

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-05 16:02:09 (GMT)
--------------------------------------------------

Fazendo releitura, percebo que seria também a compreensão de rhandler (com redações diferentes)?

Leonardo MILANI
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 12