KudoZ home » Spanish to Portuguese » Law/Patents

Impuestos

Portuguese translation: Impostos


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:Impuestos
Portuguese translation:Impostos
Entered by: Jeslu

15:15 Dec 26, 2003
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
Law/Patents
Spanish term or phrase: Impuestos
Habiendo un problema legal de impuestos no pagos al gobierno, que palabra escogerian: TAXA OU IMPOSTOS?

Ou é mesmo?
Jeslu
Argentina
impostos
Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2003-12-26 15:21:04 GMT)
--------------------------------------------------

(Impostos ou taxas) em PT-BR
Selected response from:

Maria Luisa Duarte
Spain
Grading comment
Muito obrigada!
Bom Ano 2004!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +12impostos
Maria Luisa Duarte
5 +2Tributosrhandler
5IMPOSTOS
María Leonor Acevedo-Miranda


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +12
impostos


Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2003-12-26 15:21:04 GMT)
--------------------------------------------------

(Impostos ou taxas) em PT-BR

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 198
Grading comment
Muito obrigada!
Bom Ano 2004!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes
12 mins
  -> obrigado!

agree  Óscar Gómez del Estal: Sí, debe ser igual, tasa/taxa sería en el caso de un pago extra por un servicio
19 mins
  -> obrigado!

agree  Amilcar: impostos
2 hrs
  -> obrigado!

agree  Carla Araújo
2 hrs
  -> obrigado!

agree  Veronica La Falce
3 hrs
  -> obrigado!

agree  Claudia da Matta
5 hrs
  -> obrigado!

agree  xxxvanswift
5 hrs
  -> obrigado!

agree  lenapires
6 hrs
  -> obrigado!

agree  Luiza M. Charles de Oliveira
17 hrs
  -> obrigado!

agree  Marcelo Fogaccia
22 hrs
  -> obrigado!

agree  Osmar Jardim: impostos
1 day 1 hr
  -> obrigado!

agree  Stefano77
1 day 2 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Tributos


Explanation:
É o nome genérico. Há três tipos de tributos: imposto, taxa e contribuição de melhoria.

IMPOSTO é a prestação que é devida por toda pessoa (física ou jurídica) ao Estado, para formação da receita de que necessita para acorrer às despesas com os seus serviços e manutenção de sua própria existência. Aí se incluem o imposto de renda, o imp. sobre o valor agregado, o imp. predial e territorial urbano, o imp. territorial rural, o imp. sobre produtos industrializados, o imp. sobre serviços de qualquer natureza, e (infelizmente) muitos outros, no Brasil.

TAXA corresponde à paga de um serviço, prestado ou colocado à disposição do contribuinte pelo Estado. Aí se incluem as taxas de iluminação pública, de limpeza e coleta de lixo, de expediente, de cobrança etc. A taxa possui um caráter retributivo de um serviço prestado (ou colocado à disposição). Mesmo em sentido tributário, a TAXA não tem o caráter de IMPOSTO, sem com ele se identifica.

No Brasil, há ainda a CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA, que devem ser pagas pelos proprietários de imóveis diretamente beneficiados por melhoramentos executados pelos poderes públicos nos lugares em que situam os imóveis, desde que, desses melhoramentos, haja resultado uma valorização dos imóveis.

Assim, imposto, taxa e contribuição de melhoria são tributos distintos. Cabe-lhe, agora, ao examinar a natureza do seu caso, escolher o que melhor se adapta. O mais provável é que seja mesmo IMPOSTO, mas verifique sua natureza. Se for pelo fornecimento de água e coleta de esgôtos, por exemplo, será TAXA. Se foi resultante do asfaltamento de uma rua em que o imóvel se situa, pode ser uma CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-26 16:30:03 (GMT)
--------------------------------------------------

Typo: última linha do segundo parágrafo: NEM (em lugar de \"sem\"). Primeira linha do terceiro parágrafo: \"que DEVE ser PAGA\", no singular, pois \"contribuição de melhoria\" está no singular.

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1906

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  peixe: tributo es el género; imposto etc., la especie
1 hr
  -> Exactamente, peixe. Gracias.

agree  Tania Marques-Cardoso
1 day 5 hrs
  -> Obrigado, Tânia

1 day 21 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
IMPOSTOS


Explanation:
No es lo mismo, por lo menos en portugues de Europa. Y para tu información te añado el significado de las dos palabras en www.infopedia.pt, que aclara alguna cosa, mi opinión es que a vaces babe duda si es uno ó otro...

taxa

substantivo feminino

1. prestação que se exige dos particulares que utilizam um serviço público;

2. regulamento que estabelece as custas dos processos judiciais;

3. quantia fixa cobrada por certos serviços;

4. tributo; imposto;

5. percentagem;

6. termo; limite;

7. razão do juro que o dinheiro rende;

8. plural Regionalismo remuneração, em dinheiro, que se dava ao pároco;

taxa de juros coeficiente de rendimento ou remuneração do capital;
taxa de natalidade relação entre o número de habitantes e os nascimentos registados em determinado ano;

(Deriv. regr. de taxar)

imposto [o ]

adjectivo


1. tornado obrigatório por lei;

2. a que se é forçado;

3. posto sobre;



substantivo masculino


1. prestação unilateral exigida pelo Estado para fazer face às despesas públicas;

2. tributo;

3. taxa;

imposto de capitais imposto sobre o rendimento derivado da aplicação de capitais;


imposto de transacções imposto sobre o valor das transacções de mercadorias ou bens imóveis;


imposto sobre sucessões/doações imposto sobre transmissões gratuitas de bens (entre vivos ou por morte);


imposto único imposto sobre todo o rendimento do contribuinte;


(Do lat. imposìtu-, «id.», part. pass. de imponère, «impor; pôr à frente de»)




    Reference: http://www.infopedia.pt
María Leonor Acevedo-Miranda
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 276