KudoZ home » Spanish to Portuguese » Other

quintacolumnistas

Portuguese translation: quinta-colunistas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:quintacolumnistas
Portuguese translation:quinta-colunistas
Entered by: poulson

18:14 Dec 1, 2003
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
Spanish term or phrase: quintacolumnistas
Já vi que tem a ver com a imprensa, mas não faço ideia do correspondente em português (PT)
poulson
United Kingdom
a quinta coluna
Explanation:
" Segundo o dicionário Aurélio, a expressão quinta-coluna surge na Guerra Civil Espanhola, quando Madrid estava sendo atacada por quatro colunas rebeldes comandadas pelo general Franco. Costumava-se dizer que a quinta coluna era a formada pelos que dentro da capital apoiavam as tropas franquistas, minando as defesas. Normalmente, a expressão designa pessoa que atua/actua sub-repticiamente num país que vai entrar em guerra preparando ajuda em caso de invasão ou fazendo espionagem ou propaganda subversiva. Pode ser usada para se referir a traidores dissimulados."

http://ciberduvidas.sapo.pt/php/respostas_mes.php?ano=2000&m...
Selected response from:

Ana Almeida
Portugal
Grading comment
Obrigada pelos simpáticos esclarecimentos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1a quinta coluna
Ana Almeida
5os "quinta-colunistas"
Teresa Zenteno
5Os da quinta coluna
Mário Seita


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Os da quinta coluna


Explanation:
Quinta coluna - grupo organizado que, num país em guerra, actua clandestinamente a favor do inimigo.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-01 18:24:51 (GMT)
--------------------------------------------------

Escreve-se \"quinta-coluna\"

Referências: Dicionários de la Real Academia Española e da Academia das Ciências de Lisboa

Mário Seita
Ireland
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 53

14 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
a quinta coluna


Explanation:
" Segundo o dicionário Aurélio, a expressão quinta-coluna surge na Guerra Civil Espanhola, quando Madrid estava sendo atacada por quatro colunas rebeldes comandadas pelo general Franco. Costumava-se dizer que a quinta coluna era a formada pelos que dentro da capital apoiavam as tropas franquistas, minando as defesas. Normalmente, a expressão designa pessoa que atua/actua sub-repticiamente num país que vai entrar em guerra preparando ajuda em caso de invasão ou fazendo espionagem ou propaganda subversiva. Pode ser usada para se referir a traidores dissimulados."

http://ciberduvidas.sapo.pt/php/respostas_mes.php?ano=2000&m...

Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 196
Grading comment
Obrigada pelos simpáticos esclarecimentos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  SCosta
14 hrs

17 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
os "quinta-colunistas"


Explanation:
www.midiasemmascara.org/materia.asp?

... de uma análise mais criteriosa do meio acadêmico norte-americano, ambiente eminentemente
dominado por esquerdistas radicais e quinta-colunistas, dentre os ...



    Reference: http://www.revistaautor.com.br/artigos/2002/W15/LCA_15.shtml
    Reference: http://lists.albura.net/efe.es/apuntes-kpn/1999-12/0162.html
Teresa Zenteno
Native speaker of: Native in SpanishSpanish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 23