KudoZ home » Spanish to Portuguese » Other

malteada

Portuguese translation: milkshake


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:malteada
Portuguese translation:milkshake
Entered by: Jeslu

17:19 Dec 26, 2003
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
Spanish term or phrase: malteada
Es lo que toman los norteamericanos.
Ni siquiera se exactamente que es lo que lleva.
Jeslu
Argentina
milkshake
Explanation:
É assim que se diz em português brasileiro. Um anglicismo, mas não há termo comum em português para descrevê-lo, pelo menos no Brasil

--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2003-12-26 17:24:46 GMT)
--------------------------------------------------

Talvez se possa dizer \"sorvete batido\", mas milkshake (ou milk shake) é bem mais comum.
Selected response from:

Luciano Monteiro
Brazil
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2milkshake
Luciano Monteiro
5 +1batido [de leite]Amilcar
5Batido (de leite)
María Leonor Acevedo-Miranda
5achocolatadoOsmar Jardim
5batido (Pt), batida (Br)Óscar Gómez del Estal
4leite maltado
Marcelo Fogaccia


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
milkshake


Explanation:
É assim que se diz em português brasileiro. Um anglicismo, mas não há termo comum em português para descrevê-lo, pelo menos no Brasil

--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2003-12-26 17:24:46 GMT)
--------------------------------------------------

Talvez se possa dizer \"sorvete batido\", mas milkshake (ou milk shake) é bem mais comum.

Luciano Monteiro
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 36
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Serra: certíssimo; se disser sorvete batido, fica estranho.
45 mins

neutral  Marcelo Fogaccia: Concordo que o termo milkshake é usado no Brasil, mas não acho que malteada seja um milkshake...
20 hrs

agree  Tania Marques-Cardoso
1 day 4 hrs

28 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
batido [de leite]


Explanation:
Lit para milk shake, que es uno de los nombres por que le llaman los "estadunidenses".



Amilcar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: Se é para traduzir ao português, é isso mesmo.
3 hrs
  -> Obrigado. Isto está em uso diário em Pt desde pelo menos 1960, prov muito antes.

38 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
batido (Pt), batida (Br)


Explanation:
Tiene razón el amigo brasileño con lo de milkshake (pronunciado milquiseiqui, luego se ríen mis amigos de que digo jolibuz), aún así yo te propongo dos términos más latinos.
Y te dejo aquí lo que he visto en un par de diccionarios.
Saludos.

malteado, da
en el Clave
adj.
1. Mezclado con malta (sustituto del café, cebada tostada)

s. masc
2. Proceso de transformación de los granos la cebada en malta.

s.fem.
3. En zonas del español meridional, bebida que se prepara mezclando varios productos
ej.: malteada de fresa (en España debe ser batido de fresa).

En el Houaiss
batido
19 Rubrica: alimentação. Regionalismo: Portugal.
qualquer bebida que se bata ou agite na preparação
Ex.: um b. de frutas

batida
12 Regionalismo: Brasil.
suco ou polpa de fruta batido em liquidificador ou agitado com aguardente de cana, podendo-se acrescentar aí açúcar ou mel e gelo
Ex.: b. de coco



Óscar Gómez del Estal
Spain
Native speaker of: Native in SpanishSpanish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 13

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Luciano Monteiro: No Brasil, batida é algo bem diferente de milkshake.
15 mins
  -> é verdade, leva cachaça, dancei com a batida :)

neutral  Marcelo Fogaccia: Realmente, esqueça a batida... ou então tome uma para esquecer! :) Feliz Ano Novo!
19 hrs
  -> Feliz salida y entrada de año para todos

20 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
leite maltado


Explanation:
... LEITE maltado em pó, 445,2, 72,50, 16,30, 10,00, 0,00, 0,00, 0,00.
LEITE maltado em pó, reconstituído, 105,2, 11,80, 4,60, 4,40, 135,
123, 0,3. ...
www.curitibaesportes.com.br/bebidas3.htm - 17k - Em cache - Páginas Semelhantes

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
... Arroz refogado. Pão francês. Leite maltado / Fruta. Terça. 13/08. ... Arroz refogado.
Macaxeira na manteiga. Leite maltado / Pão redondo/ Fruta. Quarta. 21/08. ...
www.reitoria.ufrn.br/paae/depae/cardapio.htm - 39k - Em cache - Páginas Semelhantes

Autistas.Org - Dieta Sem Glúten e Sem Caseína (GFGC)
... buttermilk (leitelho), buttermilk em lata, leite condensado, leite cultivado, leite
seco, leite evaporado, leite de cabra, leite maltado, lactose de queijo ...
www.autistas.org/dieta.htm - 20k - Em cache - Páginas Semelhantes

iG :: Especial São Paulo
... 17. Tomar milk shake com leite maltado no Rocket's, na alameda Lorena, 2090, enquanto
ouve os hits dos anos 50 nas mini-jukebox dispostas sobre as mesas. ...
www.ig.com.br/paginas/200coisas/comesbebes.html - 14k - Em cache - Páginas Semelhantes

Onde, Quando, Quem Vai?
... ponto preferido das garotas da noite. Zona ou não, o leite maltado
servido é uma LOUCURA. Perfeito para um fim de noite, quando ...
www1.uol.com.br/02neuronio/onde_rec_noite.htm - 42k - Em cache - Páginas Semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 20 hrs 38 mins (2003-12-27 13:57:12 GMT)
--------------------------------------------------

É completamente diferente tanto de batida, quanto de milkshake!

Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 238

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Óscar Gómez del Estal: en Esoaña eso sería leche malteada, a base de malta (de cebada), no sé si es de lo que habla el texto, según el Clave en Hispanoamérica lo usan para hablar de batidos
23 hrs
  -> Também não estou 100% certo. Acho que só com maior contexto é que dá pra ter certeza. Feliz Ano Novo!

23 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
achocolatado


Explanation:
A Nestle domina o mercado de achocolatados com a marca Nescau. Trata-se de uma mistura de cacau em pó e açúcar, muito mais açúcar que cacau. Nós usamos em casa um tal de Mascau, feito com açucar mascavo. O Carrefour vende um achocolatado com marca própria.
Fiz um search com o google em imagens para aprender de que se trata um malteada. Acho que achocolatado é o termo procurado.

Osmar Jardim
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 day 18 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Batido (de leite)


Explanation:
Em Pt de Portugal é batido de leite. Creio que seria importante que ao solicitarem uma resposta indicassem se é para Pt (Br) ou (Portugal), às vezes as diferenças da tradução são enormes muito embora o conceito seja o mesmo.
FELIZ ANO DE 2004

María Leonor Acevedo-Miranda
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 276