KudoZ home » Spanish to Portuguese » Other

organillero

Portuguese translation: tocador de realejo


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:organillero
Portuguese translation:tocador de realejo
Entered by: Jeslu

02:05 Dec 29, 2003
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
Spanish term or phrase: organillero
Persona que toca el órgano.
En otras épocas se llamaba así al hombre que tocaba el organito y tenia un monito que bailaba.
PRT Brasil
Jeslu
Argentina
tocador de realejo
Explanation:
no Brasil o tocador de realejo leva um periquito que adivina a sorte tirando papelzinhos com o bico.

Mucha suerte en el año que va a comenzar!!

A Busca de Pérolas de L -
... Quando eu era menino, um tocador de realejo, um dia, ao pedir para o papagaio me dar a sorte, disfarçado no gesto mas atento no olhar, passou-me por baixo do ...
www.hottopos.com/mirand5/a_busca_de_perolas_de_l.htm

:::... Revista Parque Biologico ...::: -
... O programa, que iniciou pelas 15h00, foi precedido por diversas actividades, com destaque para o tocador de realejo vestido à pirata. ...
www.revistaparquebiologico.com/n3/cadernodebolso.html

Guia do Lazer -
... A ópera de Krása inclui apenas um papel destinado a intérpretes adultos - o perverso tocador de realejo Brundibár -, que será desempenhado pelo barítono ...
195.23.65.13/porto2001/noticias/noticia0149.html
Selected response from:

P Forgas
Brazil
Grading comment
Muchas gracias!
Buen año para vos también!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1tocador de realejo
P Forgas
4organilhista, o si no, músico/tocador de organilhoÓscar Gómez del Estal


  

Answers


22 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
organilhista, o si no, músico/tocador de organilho


Explanation:
organilho viene en el Houaiss pero no organilhista.

En google no sale nada ni con el instrumento ni con el músico

organilho
n substantivo masculino
Rubrica: música.
pequeno órgão portátil

Etim.
esp. organillo 'pequeno órgão ou piano que se toca com manivela', der. de órgano 'órgão'; ver organ(i/o)-

Creo que te puedes aventurar a poner organilhista, es un derivado lógico y posible.

Fíjate en este otro:

organista
n adjetivo e substantivo de dois gêneros
Rubrica: música.
relativo a ou músico que toca órgão
Ex.: <à prova de habilidade específica, compareceu apenas um aluno o.> <entre os o., o velho frade é o que mais apaixona>
En último caso puedes ponerlo en cursiva y aclararlo con uno nota o un paréntesis

Óscar Gómez del Estal
Spain
Native speaker of: Native in SpanishSpanish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 13

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
tocador de realejo


Explanation:
no Brasil o tocador de realejo leva um periquito que adivina a sorte tirando papelzinhos com o bico.

Mucha suerte en el año que va a comenzar!!

A Busca de Pérolas de L -
... Quando eu era menino, um tocador de realejo, um dia, ao pedir para o papagaio me dar a sorte, disfarçado no gesto mas atento no olhar, passou-me por baixo do ...
www.hottopos.com/mirand5/a_busca_de_perolas_de_l.htm

:::... Revista Parque Biologico ...::: -
... O programa, que iniciou pelas 15h00, foi precedido por diversas actividades, com destaque para o tocador de realejo vestido à pirata. ...
www.revistaparquebiologico.com/n3/cadernodebolso.html

Guia do Lazer -
... A ópera de Krása inclui apenas um papel destinado a intérpretes adultos - o perverso tocador de realejo Brundibár -, que será desempenhado pelo barítono ...
195.23.65.13/porto2001/noticias/noticia0149.html


P Forgas
Brazil
Native speaker of: Spanish
PRO pts in pair: 391
Grading comment
Muchas gracias!
Buen año para vos también!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia: Suerte!
7 hrs