KudoZ home » Spanish to Portuguese » Other

Doc

Portuguese translation: Doutor


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:Doc
Portuguese translation:Doutor
Entered by: Jeslu

13:42 Jan 15, 2004
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
Spanish term or phrase: Doc
Se usa como apelativo de doctor cuando hay una relacion de amistad (en lugar del nombre de pila)

Doc, mire esto.

Doc, por favor,
muéstreme el camino.

En brasil se dice DOU?
Jeslu
Argentina
Velhinho
Explanation:
Na verdade, não há uma tradução para esse termo.
No caso do inglês para o portugues, a famosa frase do personagem de desenhos animados Pernalonga: "what's up doc?" foi traduzida como "o que é que há, velhinho".

Acho que você pode usar "velhinho" ou "cara" ou algo similar.

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2004-01-15 13:55:22 GMT)
--------------------------------------------------

Mel Blanc
1908-1989. A partir de 1936, Blanc foi a chave das vozes dos personagens da Warner.
Fosse Pernalonga com \"What\'s up, Doc?\" (O que é que há, velhinho? ...
www.nonstick.com/portuguese/wdocs/blanc.html - 4k - Em cache - Páginas Semelhantes

Pais & Filhos
... primeira vez em 1938 e ficou famoso no mundo inteiro com a célebre frase \"What\'s
up, doc?\", que no Brasil foi traduzida como \"O que é que há, velhinho?\". ...
revistapaisefilhos.terra.com.br/ edicoes/402/artigo471-5.asp - 19k - Em cache - Páginas Semelhantes

DIVERGÊNCIO!!!
... Novembro 4, 2003. Posted 5:08:38 PM by Eu! Quem mais? Este é o cara! E este é
seu bordão: Que é que há, velhinho? (ou What\'s up, doc?) Diga lá, ó pá! ...
www.divergencio.blogger.com.br/2003_11_01_archive.html - 33k - Em cache - Páginas Semelhantes

Galileu 104 - Arquivo G
... estilo definitivo, uma lebre silvestre, que pela primeira vez disse a sua famosa
frase \"What\'s up, doc?\" (O que há, velhinho?) , saudação característica no ...
galileu.globo.com/edic/104/arquivog1.htm - 23k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes

Yahoo! Grupos : spellbrasil Mensagens : Mensagem 45 de 65787
... usa. > Resp: mas no meu mail vc nao percebeu o trocadilho, Doc Luz???\"What\'s
up Doc?\" quer dizer \"Oqq ha velhinho?\"!!!s Petrodon ...
br.groups.yahoo.com/group/spellbrasil/message/45 - 13k - Em cache - Páginas Semelhantes

Yahoo! Grupos : cinefelia Mensagens : Mensagem 5613 de 19660
... Já hoje, acabo de rever WHAT\'S UP, DOC? ... para quem não sabe, é a frase que o Pernalonga
diz para o Hortelino (que no Brasil virou, \"que há, velhinho?\"). ...
br.groups.yahoo.com/group/cinefelia/message/5613 - 19k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de yahoo.com ]

Notícias - Ago/2003
... Avery, que lembrou de uma expressão que ouvia na sua infância, no Texas - \"What\'s
up, doc?\" (no Brasil, traduzida como \"O que é que há, velhinho?\"). ...
www.webcine.com.br/not082003.htm - 75k - Em cache - Páginas Semelhantes

CONTATO
... próprio Avery, que lembrou de uma expressão que ouvia na sua infância, no Texas
- What\'s up, doc? (no Brasil, traduzida como O que é que há, velhinho?). ...
www.jcsol.com.br/2003/08/24/24CR502.php - 28k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes

Cia Cultural
... Ele conquistou crianças e adultos com a célebre frase, \"What\'s up, Doc?\", traduzida
como, \"o que é que há, velhinho?\" foi gíria entre jovens durante ...
www.refletir.com/cia_cultural/cia_cultural_aug03.htm - 17k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2004-01-15 14:01:12 GMT)
--------------------------------------------------

O Michaelis traduz como \"cara\":

doc

n 1 coll doutor, médico. 2 sl moço, gajo, Braz coll cara
Selected response from:

Marcelo Fogaccia
Grading comment
Muchas gracias, Marcelo!.
Igualmente me resulta bastante complicado. Velhinho no me termina de convencer asi que como me pusiste en mis notas opte por dejar Doutor, porque en realidad es doctor.
En argentina solemos decirle Doc a un amigo doctor.
Saludos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1Velhinho
Marcelo Fogaccia
5Doutorrhandler


Discussion entries: 5





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Doutor


Explanation:
Não se usa nenhuma abreviação, pelo menos no Brasil.

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1906

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Marcelo Fogaccia: Mas não se usa "Doutor" numa relação de amizade...
6 mins
  -> Meus amigos e eu usamos com freqüência, Marcelo. Mas o "doutor" é falado assim, entre aspas (sabe como é que se fala entre aspas?)

neutral  Leonardo MILANI: Doutor tem uma conotação de respeito no Brasil. Inclusive conheci pessoas (não poucas) que tratavam "Doutor" aos policiais que os abordavam na rua.
2 hrs
  -> Tem ambas conotações. Leo, depende de quem usa e em que circunstância.

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Velhinho


Explanation:
Na verdade, não há uma tradução para esse termo.
No caso do inglês para o portugues, a famosa frase do personagem de desenhos animados Pernalonga: "what's up doc?" foi traduzida como "o que é que há, velhinho".

Acho que você pode usar "velhinho" ou "cara" ou algo similar.

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2004-01-15 13:55:22 GMT)
--------------------------------------------------

Mel Blanc
1908-1989. A partir de 1936, Blanc foi a chave das vozes dos personagens da Warner.
Fosse Pernalonga com \"What\'s up, Doc?\" (O que é que há, velhinho? ...
www.nonstick.com/portuguese/wdocs/blanc.html - 4k - Em cache - Páginas Semelhantes

Pais & Filhos
... primeira vez em 1938 e ficou famoso no mundo inteiro com a célebre frase \"What\'s
up, doc?\", que no Brasil foi traduzida como \"O que é que há, velhinho?\". ...
revistapaisefilhos.terra.com.br/ edicoes/402/artigo471-5.asp - 19k - Em cache - Páginas Semelhantes

DIVERGÊNCIO!!!
... Novembro 4, 2003. Posted 5:08:38 PM by Eu! Quem mais? Este é o cara! E este é
seu bordão: Que é que há, velhinho? (ou What\'s up, doc?) Diga lá, ó pá! ...
www.divergencio.blogger.com.br/2003_11_01_archive.html - 33k - Em cache - Páginas Semelhantes

Galileu 104 - Arquivo G
... estilo definitivo, uma lebre silvestre, que pela primeira vez disse a sua famosa
frase \"What\'s up, doc?\" (O que há, velhinho?) , saudação característica no ...
galileu.globo.com/edic/104/arquivog1.htm - 23k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes

Yahoo! Grupos : spellbrasil Mensagens : Mensagem 45 de 65787
... usa. > Resp: mas no meu mail vc nao percebeu o trocadilho, Doc Luz???\"What\'s
up Doc?\" quer dizer \"Oqq ha velhinho?\"!!!s Petrodon ...
br.groups.yahoo.com/group/spellbrasil/message/45 - 13k - Em cache - Páginas Semelhantes

Yahoo! Grupos : cinefelia Mensagens : Mensagem 5613 de 19660
... Já hoje, acabo de rever WHAT\'S UP, DOC? ... para quem não sabe, é a frase que o Pernalonga
diz para o Hortelino (que no Brasil virou, \"que há, velhinho?\"). ...
br.groups.yahoo.com/group/cinefelia/message/5613 - 19k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de yahoo.com ]

Notícias - Ago/2003
... Avery, que lembrou de uma expressão que ouvia na sua infância, no Texas - \"What\'s
up, doc?\" (no Brasil, traduzida como \"O que é que há, velhinho?\"). ...
www.webcine.com.br/not082003.htm - 75k - Em cache - Páginas Semelhantes

CONTATO
... próprio Avery, que lembrou de uma expressão que ouvia na sua infância, no Texas
- What\'s up, doc? (no Brasil, traduzida como O que é que há, velhinho?). ...
www.jcsol.com.br/2003/08/24/24CR502.php - 28k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes

Cia Cultural
... Ele conquistou crianças e adultos com a célebre frase, \"What\'s up, Doc?\", traduzida
como, \"o que é que há, velhinho?\" foi gíria entre jovens durante ...
www.refletir.com/cia_cultural/cia_cultural_aug03.htm - 17k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2004-01-15 14:01:12 GMT)
--------------------------------------------------

O Michaelis traduz como \"cara\":

doc

n 1 coll doutor, médico. 2 sl moço, gajo, Braz coll cara


Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 238
Grading comment
Muchas gracias, Marcelo!.
Igualmente me resulta bastante complicado. Velhinho no me termina de convencer asi que como me pusiste en mis notas opte por dejar Doutor, porque en realidad es doctor.
En argentina solemos decirle Doc a un amigo doctor.
Saludos!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Leonardo MILANI: A referência Pernalonga é a mais consagrada desta expressão. Fico com "velhinho". Há uma expressão consagrada entre malhadores de academia de Brasília (e que acho lamentável) : a hiper-redução "E aí Véi"!(=velhinho!! acredite). Mas não a recomendo.
2 hrs
  -> Obrigado, velhinho. :)