KudoZ home » Spanish to Portuguese » Other

atajada

Portuguese translation: defesa


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:atajada
Portuguese translation:defesa
Entered by: Marcelo Fogaccia

02:17 Jan 21, 2004
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
Spanish term or phrase: atajada
La expresion completa es
Que atajada!

Se dice cuando el arquero (goleiro) agarra una pelota
que casi seguro era gol.

PT Brasil
Jeslu
Argentina
defesa
Explanation:
Que defesa!

Essa é a expressão mais usada no Brasil.

DRAE:
Atajar:
8. tr. Arg., Ur. y Ven. En algunos deportes, parar una pelota lanzada por un jugador.



--------------------------------------------------
Note added at 7 hrs 49 mins (2004-01-21 10:06:43 GMT)
--------------------------------------------------

SEMPRE FLU
... chegava junto. Ximbica: “Que defesa! Obrigado, Castilho.” Castilho:
“Nosso goleiro é menos badalado e não joga pra galera. É ...
www.sempreflu.com.br/main.php?run=analise&key=81 - 22k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes

The Slot BR ::: 9/outubro/2002
... QUE DEFESA! O goleiro do Wild Manny Fernandez desvia um chute de Mathias Johansson,
dos Flames (embaixo à esquerda), enquanto Cliff Ronning (7) e Chris Clark ...
www.theslot.com.br/2003/015/fotos.html - 11k - Em cache - Páginas Semelhantes

The Slot BR ::: 24/janeiro/2003
... O goleiro vem bem na temporada e, se não fosse por ele, as coisas ... Por isso, mais
uma vez: \"Que defesa de Martin Brodeur!\" New York Islanders: Apesar de Yashin ...
www.theslot.com.br/2003/030/colfabiano.html - 15k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.theslot.com.br ]

Zoando os malas da tv
... 3- O Globo Esporte tava indo tão bem... até exibirem a matéria sobre a aposentadoria
do goleiro Taffarel. ... Que defesa do Júlio César! IM-PRES-sionante! ...
malasdatv.blogger.com.br/2003_09_01_archive.html - 101k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes
Selected response from:

Marcelo Fogaccia
Grading comment
Ni que hablar! Justo lo que necesito.
Gracias!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4defesa
Marcelo Fogaccia
5que boa defesa !
María Leonor Acevedo-Miranda
3saída
Mário Seita


  

Answers


36 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
saída


Explanation:
Por lo menos en Portugal se le suele llamar así. Creo que "atajada" no es una defensa cualquiera, sino cuando el portero sale de la portería (ni que sea solo un poco) para interceptar un balón. Puede salir por alto o a los pies del adversario.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-21 03:17:34 (GMT)
--------------------------------------------------

...\"O número 1 do Benfica esteve mesmo em grande nível, aos 35 minutos, quando efectuou uma saída destemida aos pés do avançado boavisteiro, Luiz Cláudio, evitando aquele que seria o primeiro tento da partida.\"

Mário Seita
Ireland
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 53

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
defesa


Explanation:
Que defesa!

Essa é a expressão mais usada no Brasil.

DRAE:
Atajar:
8. tr. Arg., Ur. y Ven. En algunos deportes, parar una pelota lanzada por un jugador.



--------------------------------------------------
Note added at 7 hrs 49 mins (2004-01-21 10:06:43 GMT)
--------------------------------------------------

SEMPRE FLU
... chegava junto. Ximbica: “Que defesa! Obrigado, Castilho.” Castilho:
“Nosso goleiro é menos badalado e não joga pra galera. É ...
www.sempreflu.com.br/main.php?run=analise&key=81 - 22k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes

The Slot BR ::: 9/outubro/2002
... QUE DEFESA! O goleiro do Wild Manny Fernandez desvia um chute de Mathias Johansson,
dos Flames (embaixo à esquerda), enquanto Cliff Ronning (7) e Chris Clark ...
www.theslot.com.br/2003/015/fotos.html - 11k - Em cache - Páginas Semelhantes

The Slot BR ::: 24/janeiro/2003
... O goleiro vem bem na temporada e, se não fosse por ele, as coisas ... Por isso, mais
uma vez: \"Que defesa de Martin Brodeur!\" New York Islanders: Apesar de Yashin ...
www.theslot.com.br/2003/030/colfabiano.html - 15k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.theslot.com.br ]

Zoando os malas da tv
... 3- O Globo Esporte tava indo tão bem... até exibirem a matéria sobre a aposentadoria
do goleiro Taffarel. ... Que defesa do Júlio César! IM-PRES-sionante! ...
malasdatv.blogger.com.br/2003_09_01_archive.html - 101k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes

Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 238
Grading comment
Ni que hablar! Justo lo que necesito.
Gracias!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  SCosta
40 mins
  -> Obrigado, SCosta.

agree  Leonardo MILANI: No Brasil é isso mesmo. Um abraço Marcelo
1 hr
  -> Obrigado. Outro abraço, Leonardo.

agree  xxxCarolina B
2 hrs
  -> Obrigado, Carolina.

agree  rhandler: A palavra do DRAE veio bem a calhar! Estava tendente à outra resposta, mas o DRAE foi em cima.
3 hrs
  -> Obrigado, rhandler. As fontes são sempre importantes! :)

14 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
que boa defesa !


Explanation:
Di boa defesa! ó boa parada, no se lo q digan los brasileños cuando un portero hace una para muy buena. B

uen trabajo !

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-21 17:15:19 (GMT)
--------------------------------------------------

Desculpe, expliquei em espanhol... Em Portugal dir-se-ia GRANDE DEFESA! ou BOA MALHA! mas é melhor os colegas brasileiros pronunciarem-se.

BOM TRABALHO,


    Reference: http://esporte.uol.com.br/copa/ultimas/2002/06/16/ult883u609...
    Reference: http://infordesporto.sapo.pt/Especiais/Euro%202004/Por/quali...
María Leonor Acevedo-Miranda
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 276