KudoZ home » Spanish to Portuguese » Other

compulsada

Portuguese translation: autenticada


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:compulsada
Portuguese translation:autenticada
Entered by: Januario Palma

08:06 Mar 10, 2004
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Other
Spanish term or phrase: compulsada
FOTOCOPIA AUTENTICA DEL ORIGINAL COMPULSADA Y CONFORME.
Andreia Silva
Portugal
autenticada e conforme original
Explanation:
prática corrente na verificação de documentos

--------------------------------------------------
Note added at 2004-03-10 16:47:26 (GMT)
--------------------------------------------------

Obrigado, Marcelo! Você está certo. Äutêntica\" está sobrando e a idéia não era essa. A maldita pressa... Na realidade a\" idéia é: \"fotocópia autenticada e de acordo com o original\"


Um forte abraço


Januário
Selected response from:

Januario Palma
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1autenticada e conforme original
Januario Palma
4 +2certificada
Steven Capsuto
5compulsadarhandler
5autorizada
Fiona N�voa


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
autorizada


Explanation:
boa sorte

Fiona N�voa
Portugal
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
certificada


Explanation:
Google:


REVISTA Nº97 Novembro/Dezembro 2003 - [ Translate this page ]
... Esclarecimento sobre a cópia certificada do alvará. Tendo a Direcção-Geral
de Transportes Terrestres sido questionada pela ANTRAL ...
www.antral.pt/r_online/NovDez03/licencas.asp - 20k - Cached - Similar pages

Comissão da Carteira Profissional de Jornalista - [ Translate this page ]
... Cópia certificada de documento de identificação; Uma fotografia a cores tipo
passe; Documento emitido pelo órgão de comunicação social estrangeiro ...
www.ccpj.pt/CartaoCorrespondenteEstrangeiro.htm - 15k - Cached - Similar pages


Comissão da Carteira Profissional de Jornalista - [ Translate this page ]
... Cópia certificada de documento de identificação; Uma fotografia a cores tipo
passe; Certificado de habilitações literárias, quando haja de comprovar ...
www.ccpj.pt/CartaoColaboradorComunidades.htm - 15k - Cached - Similar pages
[ More results from www.ccpj.pt ]

GDDC | Cooperação Internacional: Matéria Civil e Comercial ... - [ Translate this page ]
... da entrada em vigor da presente Convenção, o Conselho Federal Suíço enviará
ao Secretário-Geral das Nações Unidas uma cópia certificada como conforme ...
www.gddc.pt/cooperacao/materia-civil-comercial/ ciec-convs/conv-20.html - 46k - Cached - Similar pages


GDDC | Cooperação Internacional: Matéria Cívil e Comercial ... - [ Translate this page ]
... Para cada depósito de instrumento de ratificação lavrar-se-á uma acta, cuja cópia
certificada como conforme será enviada, por via diplomática, a cada um ...
www.gddc.pt/cooperacao/materia-civil-comercial/ ciec-convs/conv-1.html - 50k - Cached - Similar pages
[ More results from www.gddc.pt ]

Normas de Importación de los Países de la ALADI - [ Translate this page ]
... para cada importação e deverá ser instruído por requerimento da empresa interessada,
acompanhado pelos seguintes documentos: Cópia certificada do contrato ...
www.aladi.org/ nsfaladi/normimp.nsf/0/96a7e33e5a5a31a58325692e005c37cd?OpenDocument - 29k - Cached - Similar pages

Consulado Geral do Brasil em Miami - [ Translate this page ]
... registro a parte brasileira (pai ou mãe) deve comparecer ao Consulado-Geral munida
dos seguintes documentos: 1. Original (ou cópia certificada) de passaporte ...
www.brazilmiami.org/consulado/documentos/ RegistrodeNascimento.htm - 8k - Cached - Similar pages

Despacho de arquivamento de 23-09-1996 Proc. N.º 146/96 Tribunal ... - [ Translate this page ]
... 1 a 17, ficando cópia certificada em seu lugar, e faça remessa do mesmo, juntamente
com cópia certificada do despacho antecedente, que para o efeito também ...
www.diramb.gov.pt/data/basedoc/TXT_JN_9016_1_0001.htm - 14k - Cached - Similar pages

PARECER: 051/2003 - [ Translate this page ]
... Alegam os queixosos que por diversas vezes pediram que lhes fosse facultada a consulta,
bem como fornecida cópia certificada das actas em apreço, a última ...
www.cada.pt/paginas/parecer03/parec051.htm - 13k - Cached - Similar pages

[PDF] C5-0448/03 PT
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... deve ser comprovado pelos seguintes documentos, que se devem encontrar a bordo do
veículo: a) O contrato de aluguer ou uma cópia certificada conforme desse ...
www.europarl.eu.int/meetdocs/committees/ juri/20040126/030559pt.pdf - Similar pages



Steven Capsuto
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia
2 hrs
  -> Obrigado, Marcelo!

agree  Henrique Magalhaes
3 hrs
  -> Obrigado, Henrique!

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
autenticada e conforme original


Explanation:
prática corrente na verificação de documentos

--------------------------------------------------
Note added at 2004-03-10 16:47:26 (GMT)
--------------------------------------------------

Obrigado, Marcelo! Você está certo. Äutêntica\" está sobrando e a idéia não era essa. A maldita pressa... Na realidade a\" idéia é: \"fotocópia autenticada e de acordo com o original\"


Um forte abraço


Januário

Januario Palma
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia: Correto, mas acho que vai ficar estranho no contexto da frase. "Fotocópia autêntica do original, autenticada e conforme." Não gostei do "autêntica" com o "autenticada"...
1 hr
  -> Obrigado, Marcelo!

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
compulsada


Explanation:
O verbo COMPULSAR tem o mesmo significado em português, veja o que diz o Houaiss:

n verbo
transitivo direto
1 manusear, folhear para consultar e/ou extrair notas, cópias, certidões, traslados etc.

Veja estes exemplos:

res publica
... Não somos capazes, com o material compulsado, estabelecer um parâmetro
crítico que argumentaria, corroborando ou não, com a tese de Finley. ...
www.revistamirabilia.com/res publica 2.htm

COORDENADORIA DE JURISPRUDÊNCIA E DOCUMENTAÇÃO
... eleitoral antes do pedido de registro da primeira pesquisa no município, mediante
requerimento prévio, podendo o documento ser compulsado por qualquer pessoa ...
www.tre-mg.gov.br/eleicoes/eleicoes_2004/ pesquisas_eleitorais_04.htm

Moderna Gramática Portuguesa
Moderna Gramática Portuguesa. A mais completa e atual. "(... É [a Moderna Gramática Portuguesa] das mais completas que tenho compulsado e recomendado. ...
www.lucerna.com.br/imprensa/meio.htm


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 143