KudoZ home » Spanish to Portuguese » Other

lamas

Portuguese translation: lama ou lodo


06:16 Sep 10, 2001
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Spanish term or phrase: lamas
cobertura em lamas
Sandra B.
Portugal
Portuguese translation:lama ou lodo
Explanation:
Oi Sandra, pouco contexto mas tudo indica que esteja relacionado a geologia, ainda que a palavra seja a mesma, talvez seja melhor a opção "lodo" se estiver mais relacionado a formações...

Boa sorte

1 Mistura de terra, ou argila, e água; lodo. 2 Labéu. 3 Miséria. sm pop Homem fraco, sem energia. sf pl Lodo ou sedimentos de nascentes minerais, empregados na cura de algumas doenças (gota etc.). L. do pote, Folc: lodo, formado exteriormente, sobre as paredes do pote ou bilha de barro, que contém água, usado como recurso terapêutico popular contra certos malescomo caxumba, papeira etc. L. vulcânica: enxurrada com aspecto de lama, formada por ocasião das erupções, resultante de mistura de águas de chuva, acumuladas nas crateras, com as cinzas vulcânicas; lava de lama. Tirar da lama: tirar da corrupção, dos vícios, da baixeza. Viver na lama: viver corrompidamente, na baixeza e nos vícios.


Selected response from:

Vivian
United States
Grading comment
1 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1terra batidaDrSantos
4 +1terra batidaDrSantos
4 +1lama ou lodo
Vivian


  

Answers


3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
lama ou lodo


Explanation:
Oi Sandra, pouco contexto mas tudo indica que esteja relacionado a geologia, ainda que a palavra seja a mesma, talvez seja melhor a opção "lodo" se estiver mais relacionado a formações...

Boa sorte

1 Mistura de terra, ou argila, e água; lodo. 2 Labéu. 3 Miséria. sm pop Homem fraco, sem energia. sf pl Lodo ou sedimentos de nascentes minerais, empregados na cura de algumas doenças (gota etc.). L. do pote, Folc: lodo, formado exteriormente, sobre as paredes do pote ou bilha de barro, que contém água, usado como recurso terapêutico popular contra certos malescomo caxumba, papeira etc. L. vulcânica: enxurrada com aspecto de lama, formada por ocasião das erupções, resultante de mistura de águas de chuva, acumuladas nas crateras, com as cinzas vulcânicas; lava de lama. Tirar da lama: tirar da corrupção, dos vícios, da baixeza. Viver na lama: viver corrompidamente, na baixeza e nos vícios.




Vivian
United States
PRO pts in pair: 39

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Vieira
129 days

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
terra batida


Explanation:
Se for construção de casebre é 'TERRA BATIDA'; se for roupas é 'ALPACA' (proveninete do animal lhamas.

DrSantos
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Vieira
129 days

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
terra batida


Explanation:
Se for construção de casebre é 'TERRA BATIDA'; se for roupas é 'ALPACA' (proveninete do animal lhamas.

DrSantos
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Vieira
129 days