KudoZ home » Portuguese to English » History

antecipar em muito

English translation: foreshadow


00:06 Jun 29, 2007
Portuguese to English translations [PRO]
Art/Literary - History / Art History
Portuguese term or phrase: antecipar em muito
Not sure exactly what the author means to say, can anyone help?
Full sentence:

Vale, por fim, notar nestes exemplos o quanto a cidade moderna internacionalista faz seu sujeito antecipar em muito a figura do globe trotter.

Thanks in advance!
Ben Kohn
United Kingdom
English translation:foreshadow
Explanation:
Já compreendi o sentido, mas não estou satisfeito com as palavras em inglês que me consigo lembrar.

De qualquer forma fica a sugestão e a minha interpretação.

Dado o contexto, eu penso que a cidade moderna se refere às cidades durante o movimento Modernista. O texto diz que os sujeitos dessas cidades, os seus habitantes, anteciparam a figura do globetrotter - que é um conceito que é mais falado hoje em dia. Isto é, penso que nos diz que as características dessas cidades fizeram com que os seus sujeitos assumissem características do globetrotter, antecipando no tempo esse conceito - por exemplo, Júlio Verne antecipou em muito o submarino, viagem à lua, etc.

Qualquer coisa como:

"the internationalistic modern city prompts its inhabitant to foreshadow the globetrotter type"
Selected response from:

Rui Freitas
Portugal
Grading comment
Obrigado mais uma vez!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4foreshadowRui Freitas
4... makes globe trotters anticipated by its subjects.
Denise Miranda
4hope for
Susy Ordaz


Discussion entries: 2





  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
hope for


Explanation:
hope for

Susy Ordaz
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 6

12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
... makes globe trotters anticipated by its subjects.


Explanation:
Ben, vejo algumas possibilidades mais:

- Its subjects anticipated the globe trotters (usei subjects, não sei se este foi o termo que você utilisou)
- Globe trotters were envisaged in its subjects
- Globe trotters could be (early) recognized/foreseen on its subjects
- One could foresee globe trottes on its subjects

Anticipate:
6. be a forerunner of or occur earlier than; "This composition anticipates Impressionism"
7. to be before (another) in doing, thinking, achieving, etc.: Many modern inventions were anticipated by Leonardo da Vinci.
http://dictionary.reference.com/browse/anticipate

Envisage:
To conceive an image or a picture of, especially as a future possibility: envisaged a world at peace.
form a mental image of something that is not present or that is not the case;

Denise Miranda
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
foreshadow


Explanation:
Já compreendi o sentido, mas não estou satisfeito com as palavras em inglês que me consigo lembrar.

De qualquer forma fica a sugestão e a minha interpretação.

Dado o contexto, eu penso que a cidade moderna se refere às cidades durante o movimento Modernista. O texto diz que os sujeitos dessas cidades, os seus habitantes, anteciparam a figura do globetrotter - que é um conceito que é mais falado hoje em dia. Isto é, penso que nos diz que as características dessas cidades fizeram com que os seus sujeitos assumissem características do globetrotter, antecipando no tempo esse conceito - por exemplo, Júlio Verne antecipou em muito o submarino, viagem à lua, etc.

Qualquer coisa como:

"the internationalistic modern city prompts its inhabitant to foreshadow the globetrotter type"

Rui Freitas
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigado mais uma vez!
Notes to answerer
Asker: Rui, muito obrigado pela explicação, agora entendi e gostei da palavra "foreshadow", acho que seria isso mesmo, mas vou verificar com o autor antes de classificar a resposta.