gating

Portuguese translation: sincronismo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:gating
Portuguese translation:sincronismo
Entered by: Teresa Borges

00:23 Nov 24, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: gating
Context: some form of (1) motion assessment (e.g., 4D-CT, fluoroscopy) and (2) motion management (e.g., abdominal compression, gating, etc.) is required.
Roberto Kondo
Brazil
sincronismo
Explanation:
Diria assim em PT(pt), Gating é uma técnica de RTE que permite adaptar a irradiação aos desvios do volume-alvo motivados pelos movimentos orgânicos

Estes dispositivos de sincronismo (gating) permitem não só obter medidas quantitativas fisiológicas (cardíaco e respiratório) assim como compensar os artefactos de movimento, através da utilização de algoritmos especiais, fiducial markers, aquisições rápidas, técnicas de registo espacial ou outras estratégias alternativas de aquisição das imagens.

No gating cardíaco, são recolhidas múltiplas imagens dentro do intervalo de tempo do ciclo cardíaco, correspondendo a diferentes fases da função cardíaca, através da monitorização por eletrocardiografia.
https://web.fe.up.pt/~tavares/downloads/publications/teses/P...

ECG Gating –Sincronismo Electrocardiográfico
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/5787/1/RELATÓRIO E...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1sincronismo
Teresa Borges
4controle; bloqueio (gating)
Oliveira Simões


  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
controle; bloqueio (gating)


Explanation:
gating: (Med) an action, process, or mechanism by which the passage of something is controlled - https://www.merriam-webster.com/medical/gating

Exemplo:
spyrometric gating: controle espirométrico
https://www.linguee.com/english-portuguese/search?query=gati...

Sugiro colocar o termo em inglês entre parênteses.

Oliveira Simões
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 43

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
sincronismo


Explanation:
Diria assim em PT(pt), Gating é uma técnica de RTE que permite adaptar a irradiação aos desvios do volume-alvo motivados pelos movimentos orgânicos

Estes dispositivos de sincronismo (gating) permitem não só obter medidas quantitativas fisiológicas (cardíaco e respiratório) assim como compensar os artefactos de movimento, através da utilização de algoritmos especiais, fiducial markers, aquisições rápidas, técnicas de registo espacial ou outras estratégias alternativas de aquisição das imagens.

No gating cardíaco, são recolhidas múltiplas imagens dentro do intervalo de tempo do ciclo cardíaco, correspondendo a diferentes fases da função cardíaca, através da monitorização por eletrocardiografia.
https://web.fe.up.pt/~tavares/downloads/publications/teses/P...

ECG Gating –Sincronismo Electrocardiográfico
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/5787/1/RELATÓRIO E...

Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1204

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Margarida Ataide
7 hrs
  -> Obrigada, Margarida!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search