KudoZ home » English to Portuguese » Transport / Transportation / Shipping

National Road

Portuguese translation: "National Road" or "Cumberland Road" ( hoje Rota 40)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:National Road
Portuguese translation:"National Road" or "Cumberland Road" ( hoje Rota 40)
Entered by: Always Learning

22:55 Nov 19, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Transport / Transportation / Shipping
English term or phrase: National Road
Trata-se de uma legenda. É a primeira estrada federal a cruzar os EUA de ponta a ponta. Há algum equivalente em português do BR?
Always Learning
"National Road" or "Cumberland Road" ( hoje Rota 40)
Explanation:
Sug.

História - a primeira rodovia construida totalmente com fundos federais - a rodovia que construiu a Nação - etc...

- The National Road, today called U.S. Route 40, was the first highway built entirely with federal funds. The road was authorized by Congress in 1806 during ...
www.nps.gov/fone/natlroad.htm - 16k -

- The National Road or Cumberland Road was one of the first major improved highways in the United States, built by the federal government. ...
en.wikipedia.org/wiki/National_Road - 48k

- The Road that Built the Nation, The Historic National Road, is the most historic transportation corridor in the US. This portion travels Southwest ...
www.nationalroadpa.org/ - 27k
Selected response from:

Marcos Antonio
Grading comment
Então, mantém-se o nome em inglês. Talvez c/ uma explicação entre parênteses que se trata de uma rodovia nacional, né?! Thanks a bunch!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5rodovia nacionalrhandler
3 +3estrada nacional
Vasco DUARTE-PACHECO
4 +1"National Road" or "Cumberland Road" ( hoje Rota 40)
Marcos Antonio
5rodovia federal
Salvador Scofano and Gry Midttun


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
national road
estrada nacional


Explanation:
isto seria em PT de Portugal, no Brasil talvez "Estrada Federal"

--------------------------------------------------
Note added at 5 minutes (2008-11-19 23:01:27 GMT)
--------------------------------------------------

Ver o link, seria mesmo Estrada Nacional no Brasil...

Keegy Brazil - estrada-nacional - Novo estádio em Fevereiro!
De resto, está projectado para próximo da Estrada Nacional 206 a construção de uma rotunda. Esta empreitada é da responsabilidade da Estradas de Portugal . ...

Vasco DUARTE-PACHECO
France
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Filipe: concordo para pt-pt
1 hr
  -> Obrigado Teresa

agree  Maria José Tavares: para PT-PT é isto mesmo
11 hrs
  -> Obrigado Maria José

agree  Alexandra Castro Mota: concordo com o termo aplicado para Portugal. Era o que eu ia responder
12 hrs

38 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
national road
rodovia nacional


Explanation:
Alguns exemplos (entre 631 páginas em português sobre "rodovia nacional" site:.br) :

CFC - AUTO ESCOLA NACIONAL
Rodovia Nacional. Indica que a rodovia é nacional, indicando a sigla do estado e o nome da rodovia. Localização de Cidades ...
www.unimidia.com.br/cfc/sin_indicativas.htm

.:: Aqui Argentina ::. CAMPEONATO MUNDIAL DE SNOWBOARD
Por via terrestre, deve se dirigir até a rodovia nacional 7, estadual 6, ... Por via terrestre, se percorrem 425 km. pela rodovia nacional 22 até Zapala, ...
www.aquiargentina.com.br/noticia.php?id=157&tipo_noticia=

br101
26 Mai 2008 ... Trata-se de uma rodovia nacional, mas adquire uma função social na região Nordeste. IMPORTÂNCIA DA RODOVIA NO CONTEXTO NACIONAL ...
www.br101nordeste.com.br/not.php?id=215

--------------------------------------------------
Note added at 41 mins (2008-11-19 23:37:14 GMT)
--------------------------------------------------

A BR-101, citada no último exemplo, margeia o litoral brasileiro do Noedeste ao Sul.

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 160

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Filipe: concordo para pt-br
1 hr
  -> Obrigado, Teresa! Foi assim que Gouveia pediu: "Há algum equivalente em português do BR?"

agree  Moisés Perez: É isso aí.
1 hr
  -> Obrigado, Moisés, mas ela queria para os EU mesmo!

agree  Maria Meneses
3 hrs
  -> Obrigado, Maria!

agree  Isabel Maria Almeida
9 hrs
  -> Obrigado, Isabel Maria!

agree  Maria José Tavares: Para PT-Br será isto
10 hrs
  -> Obrigado, Maria José, mas ela queria para os EU mesmo!

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
national road
rodovia federal


Explanation:
Em PT-BR o termo é rodovia federal

BR-101 - Wikipédia, a enciclopédia livreA rodovia BR-101, também denominada translitorânea, é uma rodovia federal longitudinal do Brasil. Seu ponto inicial está localizado na cidade de Touros ( RN) ...
pt.wikipedia.org/wiki/BR-101 - 50k - Em cache - Páginas Semelhantes
Assaltos aumentam na rodovia BR-101 e ação dos bandidos assusta ...Pelo menos duas vezes por mês passo por Campos, através da BR 101. Nem mesmo na Rodovia Federal Fernão Dias, estrada que liga o estado de São Paulo a Minas ...
www.baixadanaweb.com/vivonaestrada/?p=128 - 16k - Em cache - Páginas Semelhantes
DNIT— BR-101 no estado de Alagoas será totalmente restaurada7 Dez 2007 ... Com fluxo de 5 mil veículos/dia, principalmente veículos de cargas e passageiros , a BR-101 é a principal rodovia federal que corta o estado ...

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Works in field
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 340

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
national road
"National Road" or "Cumberland Road" ( hoje Rota 40)


Explanation:
Sug.

História - a primeira rodovia construida totalmente com fundos federais - a rodovia que construiu a Nação - etc...

- The National Road, today called U.S. Route 40, was the first highway built entirely with federal funds. The road was authorized by Congress in 1806 during ...
www.nps.gov/fone/natlroad.htm - 16k -

- The National Road or Cumberland Road was one of the first major improved highways in the United States, built by the federal government. ...
en.wikipedia.org/wiki/National_Road - 48k

- The Road that Built the Nation, The Historic National Road, is the most historic transportation corridor in the US. This portion travels Southwest ...
www.nationalroadpa.org/ - 27k

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 103
Grading comment
Então, mantém-se o nome em inglês. Talvez c/ uma explicação entre parênteses que se trata de uma rodovia nacional, né?! Thanks a bunch!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luciana Roppa
1 day3 hrs