KudoZ home » English to Portuguese » Agriculture

chemical input

Portuguese translation: insumo químico


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:chemical input
Portuguese translation:insumo químico
Entered by: xxxHoggelen

20:27 Aug 12, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Agriculture / agriculture
English term or phrase: chemical input
something related to fertilising, perhaps, but i'm not sure
xxxHoggelen
insumos químicos
Explanation:
Em agricultura, fala-se muito em INSUMO para exprimir INPUT. É uma palavra que deixa muita gente na dúvida no sentido português>inglês, mas no sentido inverso é relativamente fácil.

Basta examinar qualquer texto básico de agronomia e vai encontrar o termo insumo.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-12 23:04:43 (GMT)
--------------------------------------------------

Veja isto:

Impacto Ambiental nos Recursos: Solos
O mapa de impacto ambiental das atividades agrícolas sobre os solos é parte da segunda etapa metodológica (impacto do conjunto de insumos e atividades sobre os recursos naturais) para a avaliação do impacto ambiental total da agricultura. É representado por cinco classes descontínuas, elaboradas em concordância com os mapas que permitiram sua criação (uso das terras, erodibilidade e impacto ambiental dos insumos químicos), sendo condicionado pelos problemas ambientais mais críticos.

Procedimentos
geração da tabulação cruzada entre os mapas de uso das terras, erodibilidade e impacto ambiental dos ***insumos químicos***

www.cnpm.embrapa.br/projetos/cana/solos.html

Outras referências a insumos químicos (repare que são órgãos oficiais ou entidades privadas de renome utilizando o termo exatamente no contexto fornecido por você):

www.dpf.gov.br/Ser_LEI9017.htm
www.ibase.org.br/paginas/san.html
www.monsanto.com.br/biotecnologia/faq/teperguntas4.htm
www.pontas.com.br/index.php3

Espero que ajude.
Selected response from:

Henrique Serra
Grading comment
Thank you
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +8insumos químicos
Henrique Serra
5 +3entrada de substâncias químicas
Maria Luisa Duarte
5 +1uso / administração de componentes químicos
Rafa Lombardino
4Insercao de substancias quimicasSonia Garrett
5 -1entrada de substância/produto químico
Clauwolf
4input químico
Sylvio Kauffmann
1introdução de químicosMónica Melo


Discussion entries: 1





  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
entrada de substância/produto químico


Explanation:
:)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 48

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  xxxamg: concordo com imput químico - a frase é 'sensível" e depende do contexto
20 mins
  -> meu caro, só pode ser isso; vai ser entrada de quê?

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
input químico


Explanation:
dada a falta de contexto, é como eu traduziria...

Sylvio Kauffmann
Brazil
Native speaker of: Portuguese

15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
entrada de substâncias químicas


Explanation:
A entrada de substâncias químicas provenientes de efluentes domésticos, industriais ou agropecuários, do chorume de origem variada, de vazamentos e da atmosfera nos corpos hídricos, provoca modificações do estado químico e biológico das águas, prejudicando assim o fornecimento de água limpa. Esse problema tem aumentado mundialmente.
O controle da qualidade da água integra a análise do meio ambiente, que é efetuada de duas formas distintas, embora complementares. Uma é a análise química, responsável pela identificação e quantificação de substâncias, a outra é a análise ecotoxicológica, cuja importância está crescendo cada vez mais e que se ocupa com o efeito produzido por estas substâncias.
Independentemente da importância da medição de substâncias e das suas concentrações nos efluentes ou nas águas, a avaliação do seu potencial de risco para o homem e o meio ambiente é incomparavelmente mais importante. Os métodos da análise ecotoxicológica tem por finalidade saber se e em que medida as substâncias são nocivas, como e onde se manifestam os seus efeitos. O texto "Proteção Ambiental com Testes Ecotoxicológicos - Experiências com a Análise das Águas e dos Efluentes no Brasil" traz algumas informações sobre testes ecotoxicológicos e um panorama sobre a ecotoxicologia no Brasil.



    Reference: http://www.fatma.sc.gov.br/convenio/publicaT.htm
Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Paula Miraldo
2 hrs
  -> Obrigado !

agree  Sonia Garrett
5 hrs
  -> Obrigado !

agree  Cristina Negreiros
12 hrs

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +8
insumos químicos


Explanation:
Em agricultura, fala-se muito em INSUMO para exprimir INPUT. É uma palavra que deixa muita gente na dúvida no sentido português>inglês, mas no sentido inverso é relativamente fácil.

Basta examinar qualquer texto básico de agronomia e vai encontrar o termo insumo.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-12 23:04:43 (GMT)
--------------------------------------------------

Veja isto:

Impacto Ambiental nos Recursos: Solos
O mapa de impacto ambiental das atividades agrícolas sobre os solos é parte da segunda etapa metodológica (impacto do conjunto de insumos e atividades sobre os recursos naturais) para a avaliação do impacto ambiental total da agricultura. É representado por cinco classes descontínuas, elaboradas em concordância com os mapas que permitiram sua criação (uso das terras, erodibilidade e impacto ambiental dos insumos químicos), sendo condicionado pelos problemas ambientais mais críticos.

Procedimentos
geração da tabulação cruzada entre os mapas de uso das terras, erodibilidade e impacto ambiental dos ***insumos químicos***

www.cnpm.embrapa.br/projetos/cana/solos.html

Outras referências a insumos químicos (repare que são órgãos oficiais ou entidades privadas de renome utilizando o termo exatamente no contexto fornecido por você):

www.dpf.gov.br/Ser_LEI9017.htm
www.ibase.org.br/paginas/san.html
www.monsanto.com.br/biotecnologia/faq/teperguntas4.htm
www.pontas.com.br/index.php3

Espero que ajude.

Henrique Serra
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 66
Grading comment
Thank you

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Rita Santiago: Acho que é a melhor solução, visto que os insumos tanto podem ser fertilizantes químicos como pesticidas.
1 hr
  -> obrigado

agree  Emilia Carneiro
1 hr
  -> obrigado

agree  Roberto Cavalcanti
3 hrs
  -> obrigado

agree  Sonia Garrett
3 hrs
  -> obrigado

agree  Wanda de Melo: sem dúvida, esta é a melhor solução.
4 hrs
  -> obrigado

agree  Gabriela Frazao
10 hrs
  -> obrigado

agree  Kathleen Goldsmith
12 hrs
  -> obrigado

agree  José Cavalcante: É isso aí
21 hrs
  -> obrigado

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
uso / administração de componentes químicos


Explanation:
mais uma idéia, segundo a qual meu pai, que trabalhou na indústria de fertilizantes, está de acordo.

Rafa Lombardino
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Wanda de Melo: Rafaela, sua solução também é excelente. Mas eu acredito que "insumos químicos" atende um pouco melhor.
22 mins
  -> obrigada pelos seus comentários

11 hrs   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
introdução de químicos


Explanation:
uma sugestão...

Mónica Melo

17 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Insercao de substancias quimicas


Explanation:
ou insercao de quimicos

Sonia Garrett